domingo, 20 de abril de 2008

O TEMPLO DA NOVA ALIANÇA-IV

IV-O NOVO TEMPLO NÃO É OBRA DO HOMEM

Eis o que diz a Carta aos Hebreus: “De facto, Jesus ressuscitado não entrou num templo feito por mãos humanas. Estes templos são apenas a imagem e a figura do verdadeiro santuário.

Pelo contrário, Jesus entrou no Céu, a fim de se apresentar diante de Deus e interceder em nosso favor” (Heb 9, 24).

No momento em que Jesus estava pregado na cruz, os sacerdotes judeus passavam diante do Senhor e riam-se dizendo:

“Tu que destruías o templo e o reconstruías em três dias, salva-te a ti mesmo! Se és o Filho de Deus, desce da cruz” (Mt 21, 15).

De facto, no dia em que expulsou do templo um grupo de comerciantes desonestos, Jesus disse aos sacerdotes e doutores da Lei:

“Destruí este templo e eu, em três dias, o reedificarei” (Jo 2, 18-19). O Evangelho de São João acrescenta: “Jesus falava do templo do seu corpo” (Jo 2, 21).

A partir deste ensinamento de Jesus, os discípulos começara a compreender que o templo da Nova Aliança é Jesus ressuscitado e o coração das pessoas que estão unidas a Jesus.

Eis as palavras de São Paulo: “Não sabeis que sois o templo de Deus e que o Espírito Santo habita em vós?

Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá, pois o templo de Deus é santo e esse templo sois vós” (1 Cor. 3, 16-17).

A Primeira Carta de São Pedro vai nesta mesma linha ao afirmar que a comunidade é o templo de Deus e cada membro da comunidade é uma pedra viva deste templo.

Além disso, todos os membros da comunidade participam do sacerdócio de Jesus Cristo e, portanto, estão capacitados para oferecer um culto ao Deus vivo que não habita em templos feitos pela mão dos homens:

“Como pedras vivas, entrai na edificação de um templo espiritual, formando um sacerdócio santo cuja missão é oferecer sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por meio de Cristo” (1 Pd 2, 5).

No evangelho de São João, Jesus diz que o antigo templo de Jerusalém não tem mais razão de ser, pois Deus já aprecia apenas o culto em Espírito e Verdade, isto é, a oração no Espírito Santo e a meditação da Palavra de Deus.

São Paulo diz ainda uma verdade importante quando afirma: “O templo de Deus é Santo. Ora, esse templo sois vós e vós sois de Cristo” (1 Cor 6, 19).

Isto quer dizer que os crentes, unidos a Cristo ressuscitado, são o verdadeiro templo que Deus planeou e anunciou a David através do profeta Natã (2 Sam 7, 12-16).

A Carta aos Efésios diz o seguinte: “Em Cristo, a comunidade é uma construção que se ergue harmoniosa, a fim de formar um templo santo no Senhor” (Ef 2, 2).

O Templo de Deus é constituído por pessoas em comunhão com Cristo ressuscitado. O alicerce e a cúpula deste templo é Jesus Cristo ressuscitado.



Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias








Sem comentários: