quinta-feira, 10 de abril de 2008

JESUS BUSCAVA FORÇA NA ORAÇÃO-I

I-A ORAÇÃO DE JESUS ERA SEMPRE EFICAZ

Em todos os momentos importantes da sua vida, Jesus falava orava, falando com Deus como um filho fala com o Pai de quem gosta muito.

Depois de ter sido baptizado, diz São Lucas, Jesus afastou-se um pouco para orar. Nesse momento, os Céus abriram-se e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma de pomba.

No mesmo instante ouviu-se a voz de Deus Pai dizendo: “Tu és o meu Filho muito amado no qual ponho o meu enlevo” (Lc 3, 21-22).

No momento de escolher os doze Apóstolos, Jesus retirou-se para uma montanha e passou a noite em oração (Lc 6, 12-13).

São Lucas diz que Jesus, antes de perguntar aos discípulos o que significava o Messias para eles, esteve em oração (Lc9, 18).

Se lermos atentamente os evangelhos, verificamos que Jesus é apresentado como um verdadeiro modelo de oração.

No momento em que se transfigurou sobre o monte Tabor, Jesus estava em oração, diz Lucas (Lc 9, 28-29).

Na penúltima noite da sua vida, Jesus apercebeu-se de que os sacerdotes tinham enviado soldados para o prenderem e matarem, Jesus entrou em pânico.

Isto passou-se no Jardim das Oliveiras. Nesse momento, começou a falar com o Pai sobre o pavor que sentia face aos maus-tratos e à morte que o aguardavam.

Ao sentir-se só, pediu aos discípulos para orarem também, a fim de não caírem na tentação de o abandonarem. (Lc 22, 39-42).

Mesmo pregado na cruz, Jesus orou, pedindo a Deus Pai que perdoasse o pecado daqueles que decidiram a suas morte (Lc 23, 34).

Os evangelhos apresentam Jesus como um homem que orava sempre, mas de modo particular quando tinha de tomar decisões ou enfrentar dificuldades.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: