domingo, 20 de abril de 2008

O TEMPLO DA NOVA ALIANÇA-II

II-DAVID NÃO ENTENDEU A MENSAGEM DE DEUS

Logo que o profeta Natã abandonou o palácio real, David mandou chamar o seu filho Salomão e começou a dar-lhe instruções para construir o templo para Deus.

Após a morte de David, Salomão construiu um templo grandioso em Jerusalém, fazendo uma grande festa no dia da sua inauguração (1 Rs 8, 22-25).

As pessoas daquele tempo julgavam que, por terem um templo na cidade Santa de Jerusalém, já iam todas para o Céu.

Mas os profetas não falavam assim. Se fordes bons uns para os outros, o Templo e a cidade de Jerusalém serão uma fonte de bênçãos para toda a gente.

Mas se não fordes bons, não é o templo que vos vai salvar. Se fizerdes o bem, o templo será o ponto de encontro entre o povo e o seu Deus.

Eis as palavras bonitas do profeta Isaías: “Naqueles tempos os povos acorrerão ao Templo do Senhor. Jerusalém será a morada da Sabedoria e da Palavra de Deus” (Is 2, 3).

O profeta Miqueias dizia que, se o povo for fiel à aliança de Deus, vai chegar um tempo em que os povos estrangeiros se converterão a Deus e virão a Jerusalém, ao templo de Deus, a fim de encontrarem a Sabedoria e a Palavra de Deus (Mq 4, 2).

Mas o povo bíblico tornou-se infiel à aliança e eram cada vez piores. Face à maldade que não cessava de aumentar, o profeta Jeremias, em nome de Deus, avisa o povo de que o templo de Jerusalém, o edifício grandioso construído por Salomão, vai ser destruído (Jer 26, 6).

As pessoas não devem enganar-se julgando que o templo é uma porta que garante a entrada no céu.

Eis o que Deus diz ao povo através do profeta Jeremias: “ Vós vindes ao templo onde chamais pelo meu nome e me pedis ajuda. Depois dizeis: estamos salvos.

Mas logo a seguir continuais a cometer os vossos crimes e pecados graves” (Jer 7, 10). Em vez de ser um espaço para orar meditar a Palavra de Deus, o templo estava a tornar-se um lugar de traficantes desonestos que diziam estar a vender coisas sagradas e animais para sacrificar e agradar a Deus.

Estes comerciantes desonestos, em nome de Deus roubavam as pessoas. 1- Foi então que o profeta Isaías levanta a voz em nome de Deus dizendo: “Fizestes deste templo onde o meu nome é invocado um covil de ladrões” (Jer 7, 11).

Em Comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: