domingo, 13 de abril de 2008

ALEGORIA SOBRE OS DISCÍPULOS DE JESUS-IV

IV-A FORÇA LIBERTADORA DO EVANGELHO

Jesus olhou para a multidão e sentiu pena de ver as pessoas cansadas. A gente daquelas aldeias era pobre e sofriam devido à dureza da sua vida.

Os sacerdotes e os fariseus, em vez de as ajudarem ainda as sobrecarregavam mais com normas, leis e preceitos.

Na verdade, os sacerdotes só estavam preocupados com o seu poder e com ter muito dinheiro.
Jesus dava-se muito bem conta de que os sacerdotes não estavam preocupados com o bem do povo.

Por isso, ao olhar para aquelas pessoas Jesus disse: “parecem ovelhas sem pastor”. Depois de ter dito isto, subiu para uma colina e começou a falar às pessoa, dizendo-lhes:

“Deus enviou-me para vos dizer que gosta muito de vós.O meu Pai do Céu ama-vos como um Pai ou uma mãe bondosos amam os seus filhos.

Eu fui enviado para construir a Família de Deus, fazendo de vós filhos de Deus Pai e meus irmãos, pois eu sou o Filho de Deus.

O Pai do Céu enviou-me para eu vos ajudar a descobrir a força maravilhosa que está dentro de vós e vos pode ajudar a vencer as dificuldades que vos oprimem.

Entretanto, os discípulos começavam a ficar nervosos, pois começava a ficar tarde e não havia de comer para aquela multidão.

Então um dos discípulos aproximou-se de Jesus e disse-lhe: “Manda as pessoas embora, pois estão cheias de fome e aqui não lhes podemos dar de comer.

Apesar das maravilhas que tinham visto, os discípulos ainda não compreendiam que o poder de Deus estava no interior de Jesus. Emtão Jesus disse ao apóstolo Filipe: “Dai vós de comer a essa gente”.

Filipe assustou-se e disse: “nós?”. Como podemos nós alimentar esta multidão imensa?” Depois acrescentou:

“Está ali um jovem com cinto pães e dois peixes, mas que é isso para tanta gente?” Jesus disse a André, irmão de Pedro:

“Diz ao jovem que traga aqui os cinco pães e os dois peixes”. O jovem aproximou-se. Jesus olhou para ele com amizade, sorriu-lhe e disse-lhe:

“Estás disposto a partilhar a tua merenda, a fim de podermos comer todos?”. O jovem acedeu ao convite de Jesus, entregando os cinco pães e os dois peixes.

Em seguida, Jesus pediu aos discípulos para mandarem sentar as pessoas sobre a relva em grupos de cinquenta e cem pessoas.

Nesse momento, Jesus abençoou os pães e os peixes, dando graças a Deus, seu Pai, pela força libertadora da partilha e do amor.

Depois partiu os pães e os peixes, mandando-os distribuir pela multidão. As pessoas comeram até ficarem saciadas. No final, os discípulos recolheram o que sobrou.

Nesse momento, a mente dos discípulos abriu-se e lembraram-se de um ensinamento de Jesus em que ele lhes tinha explicado que a partilha é o caminho da abundância.

Associando o milagre dos pães e dos peixes com as maravilhas que aconteceram na pregação dessa manhã, os discípulos entenderam finalmente que o Reino de Deus já a actuar no coração das pessoas.

Nesse momento compreenderam esta verdade importante: Quando as pessoas se dispõem a partilhar com os irmãos entram no caminho da abundância.

Deste modo vencem o drama da fome e também o drama da solidão. Ser apóstolo é anunciar o amor de Deus e o seu plano de salvação, o qual consiste em fazer de nós membros da sua Família.

Eis a razão pela qual o apóstolo anuncia às pessoas que a sua vocação fundamental é tornar-se irmão dos outros, sobretudo dos mais pobres e necessitados.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: