sábado, 19 de abril de 2008

HOMEM E MULHER, DEUS OS CRIOU-I

I-DUAS FACES DE UM ROSTO HARMONIOSO

A Humanidade é um rosto com duas faces: a face masculina e a face feminina. Somos seres sexuados. Isto significa que todas as nossas relações são sexuadas, isto é, diferentes consoante as pessoas com as quais nos relacionemos. Diferente não significa ser melhor ou pior.

É importante termos consciência deste facto e assumi-lo, a fim de nos aceitarmos e procurarmos dar o melhor de nós na edificação da sociedade em que vivemos.

Deus é uma comunidade amorosa de três pessoas. Isto significa que Deus, ao criar o Homem à Sua imagem e semelhança, não podia deixar de o criar como um talhado para as relações de amor e comunhão.

Estamos, pois talhados para o encontro. Podemos dizer que uma pessoa sozinha não é uma pessoa em estado plenitude.

Na verdade, a pessoa só se conhece e possui plenamente no face a face com os outros. Como seres sexuados, as pessoas humanas estão estruturadas para a relação de comunhão de diferenças.

Eis as palavras do Livro do Génesis ao falar da criação do Homem: “Deus criou o Homem à Sua imagem e semelhança, varão e mulher os criou” (Gin 1, 27).

A relação do pai com a filha é diferente da relação do pai com o filho. Diferente, aqui, não significa melhor ou pior, mas simplesmente que interagimos constantemente como seres sexuados.
O mesmo se passa com a relação da mãe com o filho ou a filha.

O varão e a mulher são absolutamente iguais em dignidade, apesar de serem distintos e diferenciados.

Ao criar a mulher, Deus está a fazer emergir o amor em ondas de doação muito especial no que se refere à ternura.

Ao criar o Homem, Deus faz emergir o amor em ondas de bem-querer, coragem e firmeza.
A Face feminina confere ao amor sobretudo um colorido de tolerância e perdão.

A face masculina, por seu lado, confere ao amor a firmeza capaz de significar há coisas que não podem ser postas em causa.

Criando a mulher, Deus demonstrou entender de ternura, pois o coração maternal é um manancial extraordinário de ternura.

Criando o varão, Deus demonstrou ser o Deus da Aliança, a qual assenta na firmeza e na autoridade da Palavra.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: