terça-feira, 22 de abril de 2008

EVANGELIZAÇÃO E EXPERIÊNCIA DE DEUS-II



II-JESUS E A SUA EXPERIÊNCIA DE DEUS

Jesus era um homem de oração. A oração feita ao jeito de Jesus é um lugar teologal, isto é, um espaço privilegiado de encontro com Deus no Espírito Santo.

Não devemos confundir oração cristã com rezas ou multiplicação de palavras. Jesus disse que este modo de proceder não está falseado nos seus fundamentos (Mt 6, 7-8).

Orar à maneira de Jesus é entrar em diálogo familiar com Deus. A Oração à maneira de Jesus faz-nos sintonizar com o coração de Deus e com o essencial da vida humana.

Jesus tomava a oração muito a sério. Por isso fazia experiências muito profundas de Deus. De tal modo esta sintonia de Jesus com o Pai era forte que os seus ouvintes, quando o ouvia falar de Deus, tinham a sensação de Jesus acabara de ele.

Do mesmo modo, Jesus tinha uma experiência muito profunda da realidade humana.
Amava profundamente as pessoas que se cruzavam com Ele.

Jesus tinha uma visão muito positiva da pessoa humana. A pessoa humana para Jesus era um lugar teológico, isto é, uma mediação para nos encontrarmos com Deus.

Na verdade, como dizia São Paulo, as pessoas são templos de Deus: “Não sabeis, escreveu ele na Primeira Carta aos Coríntios, que sois templo de Deus e que o Espírito Santo habita em vós?” (1 Cor 3, 16).

Se as pessoas são templos de Deus, então são mediação de encontro com Deus. Jesus sabia isto através de uma experiência privilegiada. Por isso ele pode dizer: “Eu e o Pai somos Um” (Jo 10, 30).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: