
Como seres capazes de criar, o homem e a mulher são realmente cooperadores de Deus na obra da Criação.
Eis a razão pela qual Deus encontra condições para fazer uma aliança com eles. Mas Deus não criou o homem e a mulher como seres acabados.
Para se realizarem como pessoas livres, conscientes e responsáveis, o homem e a mulher têm de tomar parte na sua realização.
De facto, Deus não mandou Adão realizar-se como um sujeito isolado, mas como uma união orgânica.
Eis as palavras do Génesis: “Abençoando-os, Deus disse: “crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a Terra” (Gin 1, 28) ”.
Portanto, é como varão e mulher que Deus os chama a colaborar na obra da Criação. É ao varão e à mulher que Deus chama formarem uma só carne, isto é, uma união orgânica, dinâmica e fecunda.
É ao homem e à mulher que Deus convida para que construam famílias felizes, a fim de podermos ter sociedades mais humanizadas.
É ao homem e à mulher que Deus convida a cuidar desta terra que ele nos deus como morada.
Se não tomarmos a sério esta missão que Deus nos deu, a terra converter-se-á em lugar de morte, em vez de ser o jardim maravilhoso onde brota a vida.
Na verdade, já quase não temos rios de água limpa. O ar que respiramos tem cada vez pior qualidade.
Já começamos a abrir buracos na camada de ozone correndo o risco de tornara a vida inviável sobre a terra.
O homem e a mulher estão convidados a ser bons colaboradores na nobre tarefa de construir uma sociedade mais justa e fraterna.
Como sabemos, a pessoa faz-se, fazendo. Realizamo-nos, concretizando planos, projectos e sonhos.
Esta tarefa é tanto para homens como para mulheres. De facto, é nesta possibilidade de nos construirmos em colaboração fraterna que está a nossa grandeza e dignidade.
Calmeiro Matias
Sem comentários:
Enviar um comentário