quarta-feira, 16 de abril de 2008

DIMENSÃO ESPIRITUAL DO REINO DE DEUS-III

III-A GRANDE MUDANÇA DOS APÓSTOLOS

Após a Ressurreição de Jesus, o Espírito Santo foi conduzindo os discípulos no sentido de estes compreenderem o alcance da missão messiânica de Jesus.

Nos finais do século primeiro, o Evangelho de São João já tem uma visão totalmente distinta:
“Jesus, sabendo que viriam arrebatá-lo para o fazer rei, retirou-se de novo sozinho para o monte” (Jo 6, 15).

Mais à frente acrescenta: “ Pilatos perguntou a Jesus:’ tu és rei dos judeus?’ (...). Jesus respondeu, o meu reino não é deste mundo.

Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas teriam lutado para que eu não fosse entregue às autoridades judaicas.

Portanto, o meu reino não é de aqui. Disse-lhes Pilatos: ’logo, tu és rei? Respondeu-lhe Jesus: ‘é como dizes: eu sou rei’ Para isto nasci e vim ao mundo: dar testemunho da verdade” (Jo 18, 33-37).

Estas palavras do evangelho de São João já não têm qualquer conotação de poder terreno.
As primeiras gerações cristãs, no entanto, esperavam uma segunda vinda de Jesus para julgar os vivos e os mortos e restaurar o Reino de David (Act 3, 19-21; Lc 22, 28-30).

Está nesta mesma linha a visão milenarista do Apocalipse (Apc 20, 4-6). Estamos no terceiro milénio.

Isto significa que temos muitos séculos de reflexão sobre o mistério do Reino e o projecto salvador de Deus. Como resultado, temos um maior aprofundamento e enriquecimento na compreensão deste mistério.

Em comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: