quinta-feira, 24 de abril de 2008

ACÇÃO ESPECIAL DE DEUS AO CRIAR O HOMEM-IV


IV-ÉTICA E HUMANIZAÇÃO

A realização das pessoas humanas é uma tarefa ética, isto é, depende da sua fidelidade às propostas do amor.

A humanização do Homem corresponde à tarefa da realização pessoal de cada pessoa. Não nascemos como seres acabados.

Deus criou-nos de modo a que nos criemos. Com efeito, como diz o evangelho de São João, nascemos para renascer (Jo 3, 6).

O ser humano humaniza-se na medida em que age de acordo com as propostas que o amor nos vai fazendo no concreto das situações.

A capacidade de responder aos apelos do amor difere de pessoa para pessoa, pois depende das possibilidades de amar que recebeu dos outros.

De facto, ninguém é capaz de amar antes de ter sido amado e o mal amado fica a amar mal, pois fica condicionado nas capacidades de amar.

Por outras palavras, dos outros recebemos os talentos, os quais constituem a nossa capacidade de realização.

De Deus recebemos esse hálito da vida que Deus nos concedeu, aquando do sopro no barro primordial do qual saiu Adão.

O sopro original não é mais que o início da acção personalizante do Espírito Santo. O ser humano nasce hominizado, isto é, com uma estrutura perfeita de Homem. Mas não nasce humanizado.

A humanização é a tarefa fundamental de cada pessoa. A lei da humanização é esta: Emergência pessoal mediante relações de amor e convergência para a Comunhão Universal.

A criança não é um adulto em miniatura. Utilizando a imagem do computador podemos dizer que tem o “hardware” perfeito, mas falta-lhe ainda muito de “software” para atingir uma plena realização: experiências, conceitos, capacidade de decidir e optar, etc.

Enquanto estamos na história somos seres em realização. A meta da nossa humanização é a assunção na comunhão da Família Divina.

Podemos dizer que será eternamente mais divino quem mais se humanizar na história. Gosto muito desta imagem que utilizo quase sempre que medito na meta para a qual estamos a caminhar através do processo da humanização:

No Reino de Deus todas as pessoas dançam o ritmo do amor, mas cada qual com o jeito que adquiriu enquanto esteve em realização na História.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: