sábado, 26 de abril de 2008

DEUS E A MARCHA CRIADORA DO UNIVERSO-II

II-AS RELAÇÕES HARMONIOSAS

O Universo é lógico. A nossa mente está estruturada de modo a compreender a dinâmica e as leis que o regem dia e noite.

Na verdade existe uma harmonia entre a génese criadora do Universo e a estruturação da mente humana.

Os planetas, movidos pela força da gravidade descrevem uma elipse no percurso que fazem à volta da estrela que seguem fielmente.

A terra, Marte, a Lua e Vénus estão constituídos por solo rochoso. A Terra, além disso, tem ainda a beleza azul dos oceanos nos quais se reflectem as estrelas do céu.

Bem diferente é Júpiter, o gigante no qual caberiam mil terras como a nossa. Ao contrário dos outros planetas do sistema solar, Júpiter não tem uma superfície rochosa, sólida e dura.

É um planeta gasoso composto por hidrogénio, hélio, pequenas quantidades de metano e água em estado gasoso.

Um meteorito, ao embater em Júpiter, apenas suscita um buraco momentâneo nas nuvens gasosas que constituem o maior dos planetas que giram à volta do Sol.

Não há crateras de impacto neste gigante formado apenas de elementos gasosos. Os anéis de Saturno não são mais que biliões de bolas de gelo que giram à volta do planeta.

Os raios solares, ao reflectirem-se nessa multidão de blocos de gelo que rodeiam Saturno, dão origem aos anéis que são arcos íris formando círculos à volta do planeta.

e nos quais se reflecte a luz solar. Estes pequenos pedaços de gelo talvez sejam os destroços de cometa que se aproximou demasiado do planeta.

Mas o mais caprichoso dos planetas é Vénus: gira à volta do Sol em sentido contrário ao dos seus irmãos, os outros planetas do sistema Solar.

O dia de Vénus, isto é, o tempo que este planeta demora a girar uma vez em volta do seu eixo é de 243 dias.

Está constantemente a chover ácido sulfúrico em Vénus. Devido à temperatura da sua atmosfera, seiscentos graus, as gotas de ácido sulfúrico evaporam-se antes de tocarem a superfície do planeta.

Ao contrário de Vénus, Marte é demasiado frio e árido. Mas Deus suscitou as condições ideais para o aparecimento da vida nesta terra bonita e fecunda que o capricho humano ameaça destruir.

Marte não tem uma camada protectora como o nosso céu azul composto por partículas de ozone.
Eis a razão pela qual, em Marte, as radiações mortíferas do Sol atingem constantemente a superfície do planeta.

Saturno está tão longe do Sol que as plantas não conseguiriam realizar a fotossíntese.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: