terça-feira, 29 de abril de 2008

FIDELIDADE DE JESUS CRISTO E SALVAÇÃO-IV

IV-SALVOS PORQUE FAZEMOS UM COM CRISTO

A raiz da união orgânica universal é Jesus ressuscitado. O Espírito é o seu princípio vital que anima e dinamiza todo o organismo.

O Espírito Santo é o princípio de organicidade e dinamismo que anima todo o corpo. É a seiva que circula do tronco da videira para os ramos, tornando-os fecundos (Jo 15, 1-8).

Inseridos na comunhão orgânica universal, assumidos na família Divina e Animados pelo Espírito Santo, princípio vital desta comunhão, a nossa vida passa a dar frutos de excelente qualidade.

Graças a esta união Cristo e à fecundidade do Espírito Santo vamos deixando os frutos da carne, isto é, as acções do homem velho e passamos gradualmente a dar os frutos da Nova Humanidade enxertada em Cristo:

“A carne deseja o que é contrário ao Espírito e o Espírito o que é contrário à carne. Se sois conduzidos pelo Espírito não estais sob o domínio da carne, pois as obras da carne são patentes:
fornicação, impureza, devassidão, idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, fúrias, ambições, discórdias, partidarismos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas parecidas.

Sobre estas coisas vos previno como já o fiz antes: Os que praticam estas coisas não herdarão o Reino de Deus.

Por seu lado, os frutos do Espírito São: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, auto domínio. Contra estas coisas não há lei. Os que são de crucificaram a carne.

Se vivemos pelo Espírito, sigamos o Espírito. Não nos tornemos vaidosos, provocando-nos e tendo inveja uns dos outros” (Gal 5, 17-26).

Como acabamos de ver, o primeiro fruto do Espírito Santo é o amor e os restantes frutos são modos de concretizar o amor.

O amor não é sentimentos. É mais que uma mera experiência. É o sinal seguro da presença de Deus no ser humano.

O amor é a manifestação da glória de Deus em nós. De facto, a glória de Deus é a manifestação do seu amor pela Humanidade.

Quando uma pessoa decide amar está a dizer sim à voz do Espírito Santo que se faz ouvir na sua consciência.

O amor é a expressão máxima da fecundidade da vida, pois é o primeiro e o principal fruto do Espírito Santo.

Através do amor dos outros por nós o Espírito Santo capacita-nos para amar. Por outro lado, através desta mesma capacidade o Espírito interpela-nos e chama-nos a amar os outros.

É este o modo como o Espírito Santo ser o animador da comunhão orgânica humano-divina da qual Jesus Cristo é a raiz.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: