terça-feira, 1 de abril de 2008

O HOMEM E A MULHER NO PLANO DE DEUS-I

I-HOMEM E MULHER, DEUS OS CRIOU

A Humanidade é um rosto com duas faces: a face masculina e a face feminina. Segundo a Bíblia, a Humanidade recebeu o mandato de encher e dominar a Terra.

Mas esta tarefa, para ser humanizante, tem de ser feita em dinâmica de amor. Deus é três pessoas em relações de amor e comunhão.

Ainda antes de existir a terra, os planetas, as estrelas, as galáxias ou o Universo, já existia uma Família de três pessoas.

A Criação, portanto, brota desta comunhão familiar amorosa. Ao criar o Homem à sua imagem e semelhança, Deus não podia deixar de o criar como um ser aberto às relações de amor.

Eis a razão pela qual as pessoas humanas estão talhadas para o encontro e a comunhão. A Divindade é pessoas e a Humanidade também.

Uma pessoa sozinha não é capaz de se realizar e, portanto, não está a caminho da plenitude. A pessoa humana é um ser sexuado, isto é, talhado para a relação de comunhão, a qual pressupõe interacção de diferenças.

A sexualidade, portanto, é condição de realização e amadurecimento humano. Por ser imagem de Deus, a pessoa humana foi talhada para o encontro.

Eis o que diz o Livro do Génesis: “Deus criou o Homem à sua imagem e semelhança. Varão e mulher os criou (Gn 1, 27).

Encontramo-nos no mundo como seres sexuados. Mas a sexualidade humana é uma realidade inacabada, pois implica uma longa tarefa de humanização através de relações de amor.

A condição sexual de uma pessoa é muito mais que uma simples questão genital, pois engloba a toda a nossa história de encontros e desencontros.

Por outras palavras, a sexualidade humana tem uma vertente biológica e outra psíquica, onde está presente a cadeia das relações e experiências positivas e negativas.

É sobretudo como realidade psíquica que a sexualidade é tarefa que temos de realizar e assumir, a fim de atingirmos a nossa maturidade.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: