terça-feira, 15 de abril de 2008

A EPOPEIA DO HOMEM EM CONSTRUÇÃO-IV

IV-O IMPULSO PRIMODIAL DA HUMANIZAÇÃO

No interior de cada ser humano, o Espírito Santo dá o impulso primordial à marcha da humaniza e depois acompanha esta marcha no concreto das situações onde se jogam as questões importantes para a humanização.

E é assim que o Espírito Santo se torna o arquitecto da humanização do Homem, inspirando e insinuando, mas sem jamais substituir a pessoa.

É o Espírito Santo que faz emergir no coração do Homem a Sabedoria que o ajuda a saborear o sentido da Vida, da História e do Universo com os critérios do próprio Deus.

Podemos dizer que a História do Homem está marcada pelo amor e a presença de Deus, nosso Criador e Salvador.

O Deus bíblico é, de facto, o Emanuel, pois está connosco desde os primórdios da História Humana.

Ao nascer da aurora, Deus foi amassando o barro que constitui a base orgânica e psíquica do nosso ser.

Ao chegar o meio-dia, concedeu-nos o dom da salvação em Cristo. Após o meio-dia, somos convidados a aceitar o dom da salvação vivendo como membros da Família de Deus:

Filho de Deus Pai, irmãos do filho de Deus e dos demais seres humanos. Os cristãos estão chamados a celebrar este plano amoroso de Deus, a fim de melhor o saborearem e poderem anunciar a todos os homens.

Podemos dizer com toda a verdade que Deus no amou antes de nos criar. A paixão que Jesus Cristo sentia pela libertação e salvação dos seres humanos é a expressão do amor incondicional de Deus pelo Homem.

Na verdade, Deus não esteve à esperou que fossemos bons para gostar de nós. Mesmo após a rotura do pecado, Deus continuou a amar-nos incondicionalmente.

Jesus ensinou-nos esta verdade com a parábola do Filho Pródigo: Todos os dias Deus, como um Pai bondoso, subia ao alto da colina, na esperança de ver o filho regressar.

Ao ressuscitar, Jesus Cristo deu-nos a Água Viva que faz jorrar em nós um manancial de Vida Eterna, incorporando-nos na Família de Deus.

Ao nascer do dia, Deus Pai sonhou o Homem à sua imagem e semelhança. Quando chegou o meio-dia, Deus Filho, mediante a Encarnação, levou este sonho à plenitude, enxertando o divino no humano e assumindo o humano na plenitude da comunhão divina.

E foi assim que a Humanidade passou a ser uma Nova Criação reconciliada com Deus, como diz São Paulo:

“Se alguém está em Cristo é uma Nova Criação. Passou o que era velho e eis que tudo se fez novo.

Tudo isto vem de Deus que, em Cristo, nos reconciliou consigo, não levando mais em conta os pecados dos homens” (2 Cor 5, 17-19).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: