quarta-feira, 30 de abril de 2008

CRISTO COMO PRINCÍPIO E META DA CRIAÇÃO-IV

IV-CRISTO COMO SABEDORIA DE DEUS

Cristo foi constituído por Deus o Novo Adão, a fim de corrigir os danos causados pelo primeiro Adão e conduzir a Criação à sua plenitude.

São Paulo vê a acção de Cristo na génese da Criação ao modo da acção Sabedoria, tal como é descrita no livro da Sabedoria.

Adão foi criado à imagem de Deus diz a Carta aos Colossenses (Col 1, 15). O Livro da Sabedoria, por seu lado, diz que a Sabedoria é, desde o princípio, uma imagem perfeita de Deus:

“A Sabedoria é um reflexo da luz eterna, um espelho imaculado da actividade de Deus. É una e tudo pode. Permanecendo na sua identidade, tudo renova.

Derrama-se no coração das pessoas justas, em cada geração ela forma os amigos de Deus e os profetas.

Na verdade, Deus apenas ama as pessoas que vivem em comunhão com a Sabedoria” (Sb 7,26-28).

É por esta razão que São Paulo chama a Jesus Cristo a Sabedoria de Deus (1 Cor 1, 24; 1, 30).
Ele é o princípio, o centro e o fim da Criação (Col 1, 15-20).

Por serem imagens de Deus, Adão e a Sabedoria eram os medianeiros de Deus junto da Criação.
Como Adão falhou, a imagem perfeita de Deus, agora, é Jesus Cristo (Col 1, 15; Flp 2, 6).

No princípio, a Sabedoria exercia uma função virtual junto de Deus, sugerindo aspectos a inserir no seu projecto criador.

Por outras palavras, no princípio, a Sabedoria era uma fonte inspiradora para Deus no que se referia ao projecto da Criação do Universo (Prov 8, 22).

Agora, Jesus Cristo é chamado o primogénito da Criação e a sua plenitude: “Todos os que estão em Cristo são uma Nova Criação. Passaram as coisas velhas.

Tudo isto se deve ao facto de Deus ter reconciliado consigo a criação por intermédio de Cristo, não levando mais em conta os pecados dos homens” (1 Cor 5, 17-19).

Em Comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: