quinta-feira, 10 de abril de 2008

JESUS BUSCAVA FORÇA NA ORAÇÃO-III

III-ORAÇÃO E EXULTAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO

Graças ao Espírito Santo que ele nos envia, Jesus faz uma união orgânica connosco. Por isso São Paulo nos diz para orarmos no Espírito Santo, isto é, em união com Cristo ressuscitado.

Quando oramos no Espírito Santo, estamos a orar em união com Jesus Cristo e participamos plenamente da eficácia da oração de Jesus.

Certo dia em que Jesus estava orando, os discípulos aproximaram-se e pediram-lhe para que os ensinasse a orar ao seu jeito.

Nesse momento, Jesus ensinou-lhes o “Pai-Nosso”, não como uma fórmula para recitar de cor como se recita a tabuada, mas como modelo do que deve ser uma oração à maneira de Jesus.

Por não se tratar de uma fórmula para se repetir de cor como a tabuada, é que o Pai-Nosso de São Lucas não é igual ao de São Mateus (cf. Lc11, 1; Mt 6, 9-13).

Uma vez em que as pessoas simples compreenderam e aceitaram a Palavra de Jesus, este ficou muito feliz e rezou um Pai-Nosso diferente:

“Eis o que diz o evangelho de São Lucas: “Nesse mesmo instante, Jesus exultou de alegria sob a acção do Espírito Santo e disse:

“Bendigo-te ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e aos inteligentes e as revelastes aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado” (Lc 10, 21).

Os evangelhos dizem que Jesus, depois de ter falado às multidões retirava-se para um lugar isolado e, sozinho, falava com o Pai (Mt 14, 23).

Todas as horas e todos os lugares são bons para orar desde que nos possibilitem chegar ao mais íntimo do nosso coração, pois é aí que podemos encontrar um Deus sempre disponível para nós.
Em comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: