sábado, 19 de abril de 2008

HOMEM E MULHER, DEUS OS CRIOU-II

II-UNIDOS A CAMINHAR PARA DEUS

A Humanidade, portanto, está a emergir e a fluir como um rio com duas margens. As margens deste rio conduzem as águas no sentido desse Oceano Infinito que é a Comunhão da Santíssima Trindade.

O nosso corpo é uma mediação básica para acontecer o encontro com os outros. O simbolismo da nossa realidade corporal indica que estamos talhados para a comunicação e o face a face.

Na verdade, ninguém vê directamente o seu rosto, mas apenas o rosto dos outros. A pessoa que pretende anular esta dimensão básica da abertura ao outro, está a estruturar-se de modo neurótico, podendo malograr a sua realização pessoal de homem ou mulher.

A nível espiritual acontece exactamente a mesma coisa: a plenitude da pessoa não está em si, mas na reciprocidade da comunhão.

Reduzida a si, a pessoa está em estado de malogro e perdição. A família humana realizada e feliz é o sacramento da Família de Deus, a qual é a plenitude da família humana.

O Céu é a comunhão Universal da Família de Deus cujo coração é a comunhão amorosa da Santíssima Trindade.

Ao criar o Homem, Deus fê-lo através de uma intervenção especial: depois de preparar o barro orgânico que é a dimensão biológica do Homem, soprou-lhe o Sopro de Vida, isto é, o Espírito Santo (Gin 2, 7).

Nesse momento, o ser humano tornou-se barro com coração, isto é, um ser com interioridade espiritual e capaz de amar.

Barro com coração é o marido que se esforça para que não falte o essencial lá em casa. Barro com coração é a esposa que se esforça para que não falte o apoio afectivo ao marido.

Barro com coração é a mãe que, após um dia de trabalho, ainda arranja tempo para preparar uns miminhos para os filhos.

Barro com coração é o jovem que é capaz de correr riscos para defender os valores que reconhece como essenciais, mesmo que à sua volta esses valores sejam desprezados.

Barro com coração é a jovem que procura agir de acordo com o que lhe parece certo e justo.
Barro com coração é o adolescente capaz de ser diferente, mesmo que isso, por vezes, o torne menos popular.

Barro com coração é a pessoa humana que procura tratar os outros como deseja ser tratado por eles.

Barro com coração é a pessoa que decide falar com alguém que lhe parece estar muito ecessitado de desabafar.

Barro com coração é o jovem consciente que se mantém firme nas suas opiniões e não anda simplesmente ao sabor das opiniões dos outros.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: