sábado, 5 de abril de 2008

A EMERGÊNCIA DO HOMEM DEFINITIVO-I

I-AS NOSSAS POSSIBILIDADES DE EMERGIR

1- Usando uma imagem muito bonita, que o Livro do Génesis nos apresenta, nós podemos dizer que o ser humano, ao nível do seu exterior, é uma obra-prima feita de barro.

Ao nível interior, pelo contrário, a pessoa é outra obra-prima, mas feita de Espírito. O nosso ser interior vai-se estruturando através das relações.

A nível da criança as relações são estruturantes, pois amassam e moldam o barro dando-lhe a configuração com a qual vai ficar para a vida.

A pessoa é um ser talhado para as relações e o encontro. Eis a razão pela qual só pode realizar-se em relações com os demais.

Com efeito, os seres humanos não são ilhas. Ninguém pode realizar-se sozinho, embora os outros não possam substituir-nos na nossa realização pessoal.

Vistos com o olhar da Fé, os outros são dons de Deus para nós, pois são mediações fundamentais par nos podermos realizar.

Levamos os outros connosco, sobretudo os que nos marcaram na infância. Podemos dizer que a qualidade das nossas relações cós os demais está grandemente condicionada pelas relações que os outros tiveram connosco, sobretudo na nossa infância.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: