
III-UM NOVO TEMPLO PARA UMA NOVA ALIANÇA
O profeta Zacarias, apesar anuncia que Deus vai enviar o Messias para mudar o coração das pessoas.
Deus mostrou-lhe, numa visão grandiosa, um templo santo e renovado. Eis as suas palavras: “Naqueles dias não haverá mais comerciantes no templo de Yahvé” (Zc 14, 21).
Quando Jesus apareceu, o povo, ao ver o seu poder e o seu amor extraordinário a Deus, começa a suspeitar que ele é o Filho prometido a David.
Para os judeus isto significava que Ele ia ser rei e ia construir um templo santo para Deus.
Depois de Jesus ter Ressuscitado, os Apóstolos, iluminados pelo Espírito Santo, descobrem que Jesus Cristo é o templo da Nova Aliança.
Dizer que Jesus ressuscitado é o templo da Nova Aliança significa que Jesus é o ponto de encontro com Deus.
Ao ressuscitar deu-nos o Espírito Santo, essa Águas viva que faz jorrar a Vida de Deus no coração das pessoas (Jo 7, 37-39; cf. 4, 14).
Afinal o templo da Nova Aliança é próprio Jesus ressuscitado. Ele é o templo que Deus tinha planeado, o qual não é construído pela mão doa homens, mas sim pela força do Espírito Santo, como afirma o livro dos Actos dos Apóstolos:
“O Deus que criou o mundo e tudo o que nele existe é o Senhor do Céu e da Terra. Ele não habita em santuários feitos pela mão do homem, nem é servido por mãos humanas como se precisasse de alguma coisa” (Act 17, 24-25).
E é assim que os autores do Novo Testamento começam a afirmar que Jesus ressuscitado é o templo da Nova Aliança.
Ele é também o nosso sumo-sacerdote, o qual, devido à sua ressurreição, já não pode morrer.
A Carta aos Hebreus diz que Jesus está no Céu sentado à direita de Deus Pai, onde intercede de modo permanente por nós.
Ele é, na verdade, o templo que não é feito pelos homens mas por Deus, acrescenta a Carta aos Hebreus (Heb 8, 2).
Portanto, Jesus ressuscitado é o nosso sumo-sacerdote em funções eternas de medianeiro sacerdotal junto do Pai.
Por outras palavras, Jesus está no Céu junto de Deus Pai exercendo o seu ministério sacerdotal, enviando-nos de modo permanente o dom do Espírito Santo que nos incorpora na Família de Deus.
Graças ao Espírito Santo nós somos filhos e herdeiros de Deus Pai e co-herdeiros do Filho de Deus, como diz São Paulo (Rm 8, 14-17).
Calmeiro Matias
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