terça-feira, 22 de abril de 2008

EVANGELIZAÇÃO E EXPERIÊNCIA DE DEUS-IV

IV-A UNIÃO DE JESUS COM O PAI

Podemos dizer que era sobretudo nesses momentos que Jesus compreendia o alcance e o sentido da vontade do Pai que ele amava de modo incondicional.

Eis algumas das suas afirmações de Jesus que são a expressão desta experiência de Deus:
“Nem todo aquele que me diz: “Senhor, Senhor” entrará no reino dos Céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos Céus” (Mt 7, 21).

“Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos Céus é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mc 3, 35; Mt 12, 50).

Ao ensinar os discípulos a orar, entre outras coisas disse-lhes: “Pai, seja feita a tua vontade, assim na Terra como no Céu” (Mt 6, 10).

Nós sabemos que Jesus era um homem em tudo igual a nós, excepto no pecado. O evangelho de São João diz que Jesus tinha a plenitude do Espírito Santo e por isso anunciava a Palavra de Deus com toda a fidelidade.

A fidelidade de Jesus à vontade do Pai nascia dessa experiência profunda que ele fazia de Deus nos momentos de oração.

O evangelho de São João diz que Jesus tinha a plenitude do Espírito, pois Deus não lhe deu o Espírito por medida (Jo, 3, 34).

Era o Espírito Santo que o fazia denunciar as opressões e maldades humanas, bem como falar de Deus como alguém como quem tinha acabado de falar.

O cristão será tanto melhor evangelizador quanto mais se aproximar do jeito com que Jesus tomava Deus e o Homem a sério.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: