terça-feira, 15 de abril de 2008

A EPOPEIA DO HOMEM EM CONSTRUÇÃO-III

III- CRISTO COMO FONTE DA PLENITUDE

Por ser um homem plenamente realizado, Jesus de Nazaré faz um todo com a Humanidade.
Pelo facto de formar uma interacção humano-divina, Jesus é a fonte a partir da qual emana a Água Viva, isto é, o Espírito Santo que diviniza a diviniza toda a Humanidade.

Como vimos acima, foi no coração de Jesus que aconteceu o enxerto do divino no humano, a fim de este ser divinizado.

De facto, a Encarnação é a cúpula da criação do Homem. No princípio, Deus iniciou a génese histórica do Homem através dessa intervenção especial em que Deus insufla o sopro do Espírito Santo no coração do Homem (Gn 2, 7).

Utilizando o cenário simbólico apresentado pelo Livro do Génesis, podíamos dizer que Deus amassou o barro e talhou-o, dando-lhe uma configuração humana.

Esta imagem significa que a marcha evolutiva caminhou no sentido da complexidade cerebral específica do ser humano.

Quando a marcha evolutiva entrou no limiar da hominização, Deus interveio, comunicando ao Homem a dinâmica do Espírito Santo, dando início ao processo histórica da Humanização.

A Hominização é a estrutura natural do Homem. A Humanização é o processo histórico da personalização e espiritualização do mesmo Homem.

Deus não realizou qualquer outra intervenção especial no que se refere à criação dos outros animais.

Utilizando a imagem bíblica do relato da criação, podíamos dizer que Deus, ao introduzir o hálito da vida espiritual no coração da pessoa humana, fez que esta se tornasse barro com coração.

Barro com coração é a pessoa humana capaz de eleger os outros como alvo de bem-querer e de realizar com eles alianças de amor.

Barro com coração é o ser humano dotado de livre arbítrio, isto é, com a capacidade psíquica de optar pelo bem e pelo mal.

Barro com coração é o ser humano chamado a construi-se como pessoa a partir dos talentos que recebeu dos outros.

Barro com coração é o ser humano chamado a optar pelo bem, rejeitando o mal, tornando-se assim um ser com uma vida ética.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: