sexta-feira, 2 de maio de 2008

MISTÉRIOS DA NOSSA VIDA PSÍQUICA-VI

VI-FOMOS CRIADOS PARA NOS CRIARMOS

Como seres dotados de livre arbítrio somos chamados a responder aos possíveis que recebemos dos outros, realizando-nos de acordo com estes valores.

À luz da fé cristã, a meta que nos aguarda no final deste processo de realização histórica é a Comunhão Universal do Reino de Deus.

Esta tarefa só pode ser atingida através do amor, essa dinâmica de bem-querer que tem como origem a pessoa e como meta a comunhão.

De facto, amar é eleger o outro como alvo de bem-querer, aceitando-o, apesar de ser diferente, valorizá-lo e agir de modo a facilitar a sua realização pessoal.

Agindo deste modo estamos a humanizar-nos e a facilitar a humanização daqueles que realmente se encontram connosco.

A vida pessoal humana pertence à cúpula personalizada da Criação. Deus criou-nos para que nos criemos. Somos responsáveis pela nossa realização.

A humanização do ser humano é uma tarefa que ninguém pode realizar por ele. Podemos dizer com toda a verdade quem no Homem, a Criação tornou-se consciente, livre e responsável.

Em nós e através de nós a Criação já dialoga com Deus e é capaz de viver uma aliança de amor.
A meta para a comunhão estamos a caminhar é a incorporação na Família divina do Pai, Com o Filho no Espírito Santo.

Utilizando a linguagem simbólica do Livro do Génesis, podemos afirmar que a novidade do cérebro humano significa que o barro ficou amassado.

Deus já pode introduzir no interior do barro o hálito da vida divina, esse impulso primordial que possibilita a marcha da humanização (cf. Gn 2, 7).

Com efeito, a lei da humanização é:
"Emergência pessoal mediante relações de amor e convergência para a Comunhão Universal".

Esta arte supõe opções e escolhas com o sentido do amor, que por vezes implicam grande sofrimento.

O Homem Novo, isto é, o Homem capaz de comunhão amorosa, não nasce sem que o homem velho, isto é, o homem egoísta vá morrendo.

Na medida em que o ser humano se humaniza, cresce como pessoa e, portanto, transcende o próprio Universo.

Na verdade, o Universo não é uma pessoa livre, consciente, responsável e capaz de comunhão amorosa.

Só as pessoas em contexto de relações e comunhão amorosa são imagens perfeitas de Deus. É verdade que as pessoas humanas não são iguais às divinas, mas são-lhe proporcionais, pois já podem entrar em comunhão com elas.

Em Comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: