quarta-feira, 14 de maio de 2008

ESPÍRITO SANTO E DINÂMICA DA SALVAÇÃO-I

I-AS COORDENADAS DA PLENITUDE

Com Cristo ressuscitado, a Humanidade deu um salto qualitativo através do qual atingiu a plenitude da vida.

Ao ressuscitar, Jesus passou da face exterior para a face interior da realidade. A face interior do real é a dimensão na qual acontece a Comunhão Universal que constitui a Família de Deus!

Podíamos dizer que a face interior da realidade é a esfera da vida pessoal em comunhão universal.

Antes da criação do Universo, só existia a Santíssima Trindade cuja mora é uma comunhão de amor infinitamente perfeito.

O Universo surge como uma génese gigante, exterior ao próprio Deus. De facto, o amor emerge a partir de dentro e Deus, como diz a Bíblia, é amor (1 Jo 4,7).

Eis a razão pela qual Deus é a interioridade máxima de todas as coisas. O Universo inicia a sua génese criadora a partir de Deus que, como presença interior, dinamiza a marcha da Criação, mas sem a manipular.

Algo de semelhante acontece com a nossa interioridade espiritual em relação à saúde e dinamismo do nosso corpo.

Na marcha criadora do Universo tudo acontece através de uma sequência de causas e efeitos. Tudo funciona com a sua própria autonomia. Mas o dinamismo divino, por ser relações de amor, é o mais nobre de todos.

O Universo está marcado com o selo das relações. De facto, a Santíssima Trindade é a matriz transcendente a partir da qual brotou o dinamismo criador.

A interioridade máxima do real é constituída pelas coordenadas da Divindade que são universalidade e equidistância.

E nós, graças a Cristo ressuscitado, já fomos assumidos na Família de Deus. Por isso, pelo acontecimento da sua morte, os seres humanos passam a habitar as coordenadas de Deus com Cristo ressuscitado.
Em comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: