terça-feira, 27 de maio de 2008

DRAMAS DE GENTE MAL AMADA-I


I-O CASO DA MÃE POSSESSIVA

O Tiago era um adolescente precoce. A mãe investiu nele toda a sua afectividade, superprotegendo-o e exercendo sobre ele um controle asfixiante.

Sempre que ele tenta libertar-se desta influência exagerada, a mãe faz chantagem, tornando-se uma mulher inconsolável.

Para melhor poder controlar e possuir o filho, aquela mãe foi limitando o campo das suas amizades, pois no fundo ela queria-o apenas para si.

É verdade que, em grande parte, os comportamentos desta mulher possessiva são inconscientes. Por isso rejeita os reparos do filho quando este tenta conquistar o seu espaço de pessoa autónoma.

Pouco a pouco, a angústia foi-se apoderando do Tiago, roubando-lhe gradualmente a alegria de viver.

Junto dos colegas, o Tiago sente-se inferior. Procura compensar-se desta inferioridade, tornando-se o maior e melhor nos estudos e no desporto.

As pessoas não imagem a profundidade do sofrimento do Tiago, pois ele é um jovem brilhante nos raciocínios e fluente na comunicação.

A sua tendência para se isolar tende a aumentar. A mãe, por seu lado, quando mais o vê sem amigos mais tenta compensá-lo com mimos.

O Tiago não vive uma adolescência normal. Não gosta de si nem dos outros.Superou em conhecimentos os colegas.

Foi este o modo de compensar-se dos sentimentos de inferioridade. Como não entendem o que se passa com o Tiago, os colegas Interpretam-no mal.

Tem a mania que é bom, dizem. Julga-se sempre superior aos demais. Na realidade, devido aos seus sentimentos de inferioridade, o Tiago tem medo de ser posto a ridículo pelos colegas.

É por esta razão que se isola. As suas relações, normalmente, terminam em desencontros.
Eis a razão pela qual o Tiago tem medo dos encontros.


Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: