sexta-feira, 16 de maio de 2008

A BÍBLIA COMO FONTE DE ESPIRITUALIDADE-I

I-NOVA ALIANÇA E LIBERTAÇÃO

Podemos dizer que o povo bíblico tem uma espiritualidade rica e centrada nos fundamentos da fé, isto é, nas Sagradas Escrituras.

A espiritualidade de uma comunidade ou de um Povo crente manifesta-se, não apenas no modo como reza ou celebra o culto, mas sobretudo, no modo como o dia-a-dia é dinamizado pela fé das pessoas.

Uma espiritualidade manifesta-se no modo de as pessoas estarem na vida, isto é, no modo de se relacionarem, no modo como a fé está presente nas suas opções, escolhas ou orientações de vida.

O jeito de viver de uma pessoa ou de um povo revela o rosto do Deus em que acredita, seja um Deus vingativo, justiceiro, legalista, faminto de cultos e sacrifícios, ou um Deus que ama aquilo que cria.

Entre os traços divinos que percorrem as Escrituras o mais constante é certamente a unicidade divina, a qual é o fundamento do monoteísmo.

O Senhor é o Deus da Aliança. É leal, fiel e verdadeiro. As Escrituras dizem que o Povo Bíblico foi eleito por livre iniciativa de Deus.

É um povo sinal de um plano de amor e salvação para todos os povos, raças, línguas e nações (Gn 12, 3).

Deus é o Senhor da Aliança, pois é um Deus que não se impõe. Os membros do Povo estão ligados ao Senhor por elos de mútuo acordo.

Por outras palavras, no contexto de aliança em que vivia o Povo Bíblico, Os crentes não são escravos de uma divindade sem coração.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: