
Só por si, os seres humanos são incapazes de saber quem é Deus. De facto, ninguém pode ir ao Céu para desvendar o mistério de Deus e qual o seu jeito de ser.
Se o Homem tenta conhecer a realidade de Deus utilizando apenas as suas capacidades humanas, apenas consegue criar um deus à sua imagem e semelhança.
Mas Deus não é uma realidade criada à imagem do Homem. Este é que é alguém criado à imagem de Deus.
No entanto, bem sabemos como é importante para a Humanidade conhecer Deus e o seu plano salvador.
Este conhecimento capacita-nos para saborearmos o sentido mais profundo da realidade e da nossa própria vida.
O conhecimento do mistério de Deus e o seu plano salvador em favor do Homem, ajuda os seres humanos a possuírem um sentido mais pleno e profundo da vida e da meta para a qual estamos a caminhar.
Por outras palavras, conhecendo o significado da sua existência, dentro de um plano global de Amor e Salvação, as pessoas humanas têm razões para se comprometer com a construção da vida.
Foi esta a razão pela qual Deus tomou a iniciativa de se revelar na História. Coube ao Espírito Santo a missão histórica de revelar o rosto de Deus à Humanidade.
Além da missão personalizante, o Espírito Santo tem ainda a missão reveladora e a missão divinizante na marcha da História da Humanidade.
Na verdade, é sempre pelo Espírito Santo que Deus se comunica, tanto no interior das relações da Santíssima Trindade, como para o exterior, isto é, em relação à Humanidade a acontecer na História.
Sem comentários:
Enviar um comentário