quinta-feira, 29 de maio de 2008

DOIS TESTAMENTOS E UMA SÓ BÍBLIA-III

III-ANTIGO TESTAMENTO E REVELAÇÃO

A Revelação não é um mero discurso teórico de Deus. Implica uma presença especial do Espírito Santo no interior do povo de Deus.

O Antigo Testamento é um conjunto de relatos que testemunham as experiências primordiais da revelação e da acção de Deus no meio do seu povo.

Mas além disso, os seus relatos são também mediação para o Espírito Santo fazer acontecer revelação para nós.

A revelação não é apenas um conjunto de textos que nos comunicam umas verdades abstractas.
A revelação bíblica implica os relatos de feitos e maravilhas resultantes da acção de Deus no meio do seu povo.

A revelação, portanto, é uma experiência e uma vivência e não apenas uma teoria abstracta. A vida de fé dos crentes é alimentada pela revelação, a qual não é apenas o conhecimento de um projecto de Deus, como também uma capacitação para amar ao jeito de Deus.

Uma vez que o Antigo Testamento é também revelação para os cristãos, existe uma relação teológica entre o povo bíblico e o Novo Povo de Deus.

Podemos dizer que o Antigo Testamento contém uma história que se move continuamente da promessa para a sua realização e plenitude.

O Antigo Testamento ajuda-nos a compreender Jesus Cristo como o enviado de Deus que fora antecipadamente anunciado.

Na verdade, Jesus confirma o Antigo Testamento, conduzindo à plena realização as antigas profecias messiânicas.

Por outras palavras, se Jesus confirma o testemunho profético do Antigo Testamento, então temos de confessar que este é revelação para os cristãos.

O antigo Testamento nunca apresenta Deus em termos abstractos. Pelo contrário, revela-nos Deus sempre em termos de uma história de relações de Deus com o seu Povo, com a Humanidade e o Cosmos.
Em comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: