terça-feira, 6 de maio de 2008

BÍBLIA E ESPIRITUALIDADE DE CRISTO-III

III-ELE É O UNGIDO DE DEUS

Jesus tinha consciência de ter sido ungido com o Espírito Santo para anunciar o Evangelho e libertar as pessoas de tudo o que as oprime e impede de atingir a plenitude da salvação.

Actuava como alguém que sabia estar a fazer a vontade de Deus (Lc 4, 18-21). Tinha consciência de ser o medianeiro da Nova Aliança, como disse aos apóstolos no momento da instituição da Eucaristia (Mc 14, 24; Lc 22, 20).

Também a Carta aos Hebreus diz que ele é o medianeiro da Nova e Eterna Aliança, o sumo-sacerdote que está permanentemente em funções junto de Deus (Heb 9, 15; 12, 24).

A Primeira Carta a Timóteo confirma a visão da Carta aos Hebreus, dizendo que existe um só medianeiro entre Deus e o Homem, Jesus Cristo, homem (1 Tim 2, 5).

Na verdade, se Jesus não fosse homem nós não estávamos salvos, pois não podíamos ser assumidos organicamente na comunhão familiar de Deus.

Por isso ele é o Pontífice da Nova e Eterna Aliança (Heb 5, 5-10; 7, 21). O Antigo Testamento é o testemunho de um Povo que se sentia em marcha para a plenitude dos tempos.

O Povo Bíblico suspirava pela chegada dos tempos messiânicos. A vinda do Messias significava para este povo a chegada do Shalom, isto é, o conjunto das bênçãos e dons prometidos por Deus.

O profeta Isaías diz que o Messias é o Emanuel, isto é, o Deus connosco (Is 7, 14).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: