quinta-feira, 29 de maio de 2008

DOIS TESTAMENTOS E UMA SÓ BÍBLIA-V

V-CRISTO COMO SENTIDO DAS ESCRITURAS

O Antigo Testamento apresenta-se como processo histórico a caminho de uma meta. O Novo Testamento, por seu lado, proclama que a meta pela qual o Antigo Testamento suspirava é Jesus Cristo.

Por outras palavras, Cristo é o centro e o coração da História da Salvação. Ao aparecer entre nós, diz a Carta aos Efésios, Cristo anunciou a paz tanto aos pagãos que estavam longe como aos judeus que estavam perto.

Com efeito, tanto judeus como gregos já têm acesso a Cristo num no mesmo Espírito Santo. Os pagãos já não são estrangeiros ou imigrantes na casa de Deus.

Pelo contrário, são concidadãos dos santos, edificados sobre o alicerce dos Apóstolos, dos profetas e de Cristo, que é a pedra angular.

Unidos a Jesus Cristo, tanto os judeus como os pagãos formam um Templo Santo de Deus. Os pagãos, portanto, também são pedras deste Templo, formando uma habitação de Deus, pelo Espírito Santo (Ef 2, 17-22).

Jesus Cristo cumpriu plenamente a Lei e os profetas (Lc 24, 25-27). O Reino de Deus foi inaugurado. O Antigo Testamento é citado como conjunto de promessas e profecias agora plenamente realizadas em Cristo.

Este modo de proceder é a prova de que o Novo Testamento precisa do Antigo para Testemunhar de modo pleno e perfeito o acontecimento de Cristo.

A universalidade do acontecimento de Cristo é expressa e confirmada pelo facto de os pagãos aceitarem Jesus Cristo.

Os primeiros cristãos usavam o Antigo Testamento porque acreditavam que Jesus é o Cristo anunciado pela Lei, os profetas e os salmos.

A História da Salvação é, pois, uma cadeia de acontecimentos ligados pela profecia e a sua realização.

Jesus não se limita a prolongar a Antiga Aliança, mas substitui-a por uma outra, a qual implica a inauguração do Reino de Deus.

Uma vez que o cume da História da Salvação é Cristo, é normal que o sentido e o alcance mais profundo do Antigo Testamento como História da Salvação só possa ser entendido pelos aceitam o Novo Testamento como revelação de Deus.

Por outras palavras, as palavras e acontecimentos do Antigo Testamento só são plenamente claros quando vistos na perspectiva do Novo.

No entanto, nunca nos podemos esquecer que os dois Testamentos pertencem um ao outro e que nenhum deles está completo sem o outro.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: