sexta-feira, 9 de maio de 2008

MISTÉRIO DE DEUS E REVELAÇÃO-II

II-POVO DE DEUS E REVELAÇÃO

A revelação de Deus à Humanidade começou a acontecer dentro do Povo Bíblico. Este povo foi não apenas o alfobre onde emergiu e cresceu a Palavra de Deus, como também o regaço onde o Messias foi acolhido.

Mas o Povo Bíblico era uma mediação limitada, pois estava encerrado nas coordenadas limitadas de uma raça, uma língua, uma cultura e uma nação com fronteiras bastante estreitas.

Este povo, alimentava o sonho imperialista de dominar sobre os outros povos, pretendendo possuir um domínio universal sobre os outros povos.

Além disso, tinha a pretensão de ser o único povo amado de Deus. Todos estes aspectos limitavam enormemente as possibilidades de o Povo Bíblico ser realmente o medianeiro universal da revelação de Deus.

Por esta razão que Jesus Cristo, começa a anunciar o Reino de Deus, o qual implica a realização do plano salvador de Deus em favor de todos os homens.

Através de Jesus Cristo, Deus assina com a humanidade uma Nova e Eterna Aliança, tal como muitos profetas já tinham anunciado.

O Povo da Nova Aliança é o Novo Povo de Deus constituído com gentes de todas as raças, línguas, povos constituído com gentes de todas as raças, línguas, culturas, povos e nações.

O Povo da Nova Aliança recebe de Cristo o Evangelho da Salvação Universal e a missão de o Anunciar a todos os povos:

“Aproximando-se deles, Jesus disse-lhes: “Foi-me dado todo o poder no Céu e na Terra. Ide, pois por todo o mundo e fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado.
Eu estarei convosco até ao fim dos tempos” (Mt 28, 18-20).

Pelo facto de ser composto por gentes de todos os povos raças, línguas e nações, no Novo povo de Deus é uma mediação para o Espírito Santo anunciar o Evangelho no interior de todos os povos e em todas as línguas.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: