sábado, 2 de agosto de 2008

A SEGUNDA VINDA DE CRISTO EM SÃO JOÃO-I

I-O JUÍZO DECISIVO JÁ ESTÁ EM PROCESSO

É o único documento do Novo Testamento que supera definitivamente o conceito de uma segunda vinda apocalíptica.

O juízo de Deus dá-se mediante o encontro com Jesus, o portador da vida nova que brota do Espírito Santo.

Cristo é o juiz por ser o Filho do Homem, isto é, o Messias glorificado no céu à maneira do Filho do Homem de Daniel (Dan 7, 12s).

Após a Sua glorificação, Jesus torna-se a fonte da vida e da ressurreição: “O Pai tem a vida em si mesmo. Do mesmo modo concedeu ao Filho ter a vida em si mesmo.

E deu-lhe o poder de julgar por ser o Filho do Homem (...). Vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a Sua voz.

Os que tiverem praticado boas obras ressuscitarão para a vida. Os que tiverem praticado o mal ressuscitarão para a condenação.

Eu nada faço por mim mesmo. Conforme oiço é que julgo, e o meu juízo é justo porque não busco a minha vontade, mas a daquele que me enviou” (Jo 5, 26-30).

O juízo realizado é, pois, o reconhecimento da verdade e da fidelidade de Deus.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: