segunda-feira, 25 de agosto de 2008

DEUS E A DIGNIDADE DO HOMEM-IV

IV-DEUS ESTÁ CONNOSCO

A Humanidade não está sozinha na marcha histórica da humanização. Por outras palavras, o Espírito vai conduzindo os seres humanos a partir de dentro, interpelando e iluminando, a fim de estes avançarem no processo da humanização.

Isto ganha um sabor especial se tivermos presente que a pessoa humana será tanto mais divina, isto é, capaz de interagir e comungar com as pessoas divinas, quanto mais se humanizar agora.

Já vimos que ninguém nos pode humanizar. Nem o próprio Deus o pode fazer por nós. Mas também é verdade que a pessoa humana não se pode humanizar sozinha.

Por outras palavras, precisamos dos outros e do dinamismo do Espírito Santo para nos humanizarmos.

Humanizar-se é construir-se como pessoa, crescendo em densidade espiritual e capacidade de comunhão amorosa.

Por crescimento espiritual devemos entender uma cada vez maior densidade espiritual e capacidade de interacção amorosa.

A convergência para a comunhão universal significa a incorporação da pessoa humana na comunhão com as pessoas divinas, as humanas e todas as outras que possam existir na comunhão do Reino de Deus.

Face aos animais, o Homem reconhece a sua condição de pessoa, isto é, um ser estruturado para a transcendência.

Deus transcende o Homem e este transcende a natureza e os animais. A pessoa é um ser capaz de se distanciar da natureza e dos animais, reflectindo e descobrindo o sentido e a funcionalidade destas realidades.

O livro do Génesis exprime esta verdade dizendo que Deu fez passar os animais diante do Homem, a fim de este lhes dar um nome (Gn 2, 19-20).

Dar um nome significa dominar uma realidade atribuindo-lhe uma função e um sentido. É esta a razão pela qual a bíblia diz que o Homem não é capaz de dar um nome a Deus.

Perante os animais a pessoa humana sente que transcende as capacidades destes. Por outras palavras, o Homem transcende os animais, e sabe que os transcende.

De facto, os animais sabem muitas coisas, mas não sabem que sabem, isto é, não são conscientes. A pessoa humana, pelo contrário, é um ser consciente: sabe e sabe que sabe.

Em Comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: