domingo, 17 de agosto de 2008

O ROSTO DO DEUS DE JESUS CRISTO-IV

IV-DEUS REVELA-SE E INTERPELA-NOS

O facto de Deus se ter revelado como comunhão familiar tem consequências importantes para o ser humano compreender, não apenas o mistério de Deus, mas também o mistério do Homem e do próprio Universo.

Com efeito, se Deus é amor, então temos de reconhecer que o Universo é obra do Amor. Se Deus é uma família de três pessoas, então temos de reconhecer que a primeira realidade a existir é a Família.

Se o Homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, então temos de reconhecer que a pessoa humana precisa de um calda familiar para se estruturar bem e crescer de modo feliz.

Se a pessoa humana apenas fica capacitada para amar de pois de ter sido amada, então temos de reconhecer que a paternidade, para ser humana, precisa da dinâmica do amor.

Por outras palavras, a paternidade humana é imagem e semelhança da paternidade Deus. Isto quer dizer que não podemos limitar a paternidade humana à mera paternidade biológica como acontece com a paternidade do cão e o gato.

Deus está sempre connosco, mas nunca nos manipula nem se nos impõe. É assim a fragilidade do amor. Só existe um Deus, que é o Deus de todos e ama a todos.

Como é amor, Deus não pode deixar de nos amar e, portanto, de oferecer o dom da salvação a todos os seres humanos.

A Carta aos Romanos diz que graças a Jesus Cristo nós somos filhos e herdeiros de Deus Pai, bem como irmãos e co-herdeiros com o Filho de Deus (Rm 8, 14-17).

Em Comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: