domingo, 17 de agosto de 2008

O ROSTO DO DEUS DE JESUS CRISTO-II

II-DEUS TORNA-SE PRESENTE A PARTIR DE DENTRO

Isto quer dizer que Deus nunca interage connosco a partir de fora e comunica connosco através da ternura maternal do Espírito Santo.

Como sabemos, a luz e o calor do sol chegam até nós, vindos de muito longe. O Espírito Santo, pelo contrário, faz que Deus seja um Deus connosco.

Com seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo conduz-nos a Deus Pai que nos acolhe como filhos e ao Filho de Deus que nos acolhe como irmãos.

Seguindo o pensamento de são diríamos que o Espírito Santo nos habita e conduz a partir do nosso íntimo. Eis as palavras de São Paulo:
“Não sabeis que sois templos de Deus e que o Espírito Santo habita em vós?” (1 Cor 3, 16).

No evangelho de São João, o Espírito Santo é comparado a uma Água viva que se torna um manancial de vida eterna a jorrar de modo permanente no coração das pessoas (Jo 4, 14; 7,37-39).

No pensamento bíblico o coração é o núcleo mais nobre da nossa interioridade espiritual. Falando em termos espirituais podíamos dizer que o coração é o núcleo a partir do qual emerge e se estrutura o nosso jeito de ser e amar.

O coração é ponto de encontro com Deus e o núcleo no qual a pessoa elabora as suas decisões, escolhas e opções.

É no coração que elegemos o outro como próximo, decidindo fazer-lhe o bem. A presença do Espírito Santo no nosso coração é profundamente dinâmica.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: