terça-feira, 5 de agosto de 2008

A NOVIDADE DO BAPTISM0 NO ESPÍRITO SANTO-I

I-BAPTISMO NO ESPÍRITO E VIDA CRISTÃ

Os evangelhos falam claramente da diferença essencial que existe entre o baptismo de João e o baptismo instituído por Jesus.

O baptismo de João não passava de uma lavagem ritual de purificação destinada a preparar as pessoas para a vinda do Messias.

O baptismo de Jesus, pelo contrário, é chamado pelo Novo Testamento como o baptismo no Espírito:

“Depois de mim, disse João Baptista, vai chegar alguém que é maior do que eu. Eu nem sou digno de levar as suas sandálias. Ele vos baptizará no Espírito Santo e no fogo” (Mt 3, 11).

Podemos dizer que o baptismo no Espírito é a dinâmica pentecostal da vida cristã, a qual perdura ao longo de toda a vida cristã.

O Espírito Santo comunica-nos a Sabedoria que vem de Deus (Act 15, 28; 1 Cor 2, 10-12). O evangelho de São João diz que o Espírito Santo nos ensina (Jo 14, 26).

Ele consagra-nos, isto é, optimiza as nossas capacidades, tornando-as carismas ou dons em favor dos irmãos (Act 13, 2; 20, 28).

Com o seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo introduz-nos na Família de Deus: filhos em relação a Deus Pai e irmãos em relação ao Filho de Deus (Rm 8, 14-17).

Habita no nosso coração como num templo, diz São Paulo: “Não sabeis que sois templos de Deus e que o Espírito Santo habita em vós?” (1 Cor 3, 16).

A presença do Espírito Santo em nós é dinâmica e criadora. A Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios diz que o Espírito Santo exerce uma acção libertadora no nosso coração:

“Onde está o Espírito de Cristo ressuscitado aí está a liberdade” (2 Cor 3, 17).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: