sexta-feira, 22 de agosto de 2008

A SABEDORIA COMO DOM DE DEUS-IV

IV-SABEDORIA E O SENTIDO DA SALVAÇÃO

A Sabedoria capacita-nos para saborearmos o mistério do Homem a caminhar para o Reino de Deus.

Com as lentes da Sabedoria os seres humanos ficam aptos para amarem a Humanidade como uma Família imensa chamada a fazer parte da Família de Deus.

Na verdade, a Humanidade forma uma união orgânica e dinâmica, apesar de serem biliões as pessoas que a constituem.

Isto quer dizer que o bem e o mal que fazemos, valorizados com os critérios da Sabedoria possibilitam e condicionam não apenas as pessoas que os fazem, mas também o tecido orgânico universal do qual fazem parte.

Na verdade, possibilitamos o crescimento e o sucesso humano com o bem que fazemos, tal como perturbamos e bloqueamos a marcha da Humanidade com a dinâmica bloqueadora do nosso pecado.

Jesus, no evangelho de São João afirma que nele e por ele a Humanidade está organicamente unida à Divindade:

“Nesse dia compreendereis que eu estou no Pai, vós em mim e eu em vós” (Jo 14, 20). Depois Jesus acrescenta: “Eu neles e tu em mim, Pai, a fim de eles serem perfeitos na unidade.

Deste modo o mundo conhecerá que me enviaste e os amaste a eles, tal como me amaste a mim” (Jo 17, 23).

São Paulo exprime esta verdade de modo muito bonito quando afirma. Movida pela Sabedoria que recebeu do Espírito de Cristo ressuscitado, São Paulo afirma:

“Todos os que se deixam guiar pelo Espírito Santo são filhos de Deus. Vós não recebestes um espírito de escravidão para andardes no temor. Pelo contrário, recebestes um Espírito de adopção graças ao qual chamais “Abba”, ó Pai (…).

Ora, se somos filhos somos também herdeiros. Somos herdeiros de Deus pai e co-herdeiros com Cristo, pressupondo que sofremos com ele, a fim de sermos também glorificados com ele (Rm 8, 14-17).

Só podemos ter vida e dar bons frutos, diz o evangelho de São João, formos como ramos de videira unidos à cepa que é Jesus Cristo (Jo 15, 4-5).

Olhando o projecto de Deus com os horizontes da Sabedoria, os cristãos estão chamados a ser um sinal de esperança para a Humanidade.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: