segunda-feira, 11 de agosto de 2008

FÉ CRISTÃ E O MISTÉRIO DO REINO DE DEUS-IV

IV-O REINO DE DEUS É COMUNHÃO ORGÂNICA

A realidade de Jesus Cristo é humano-divina, pois a dinâmica da Encarnação acontece como enxerto do Divino no Humano, condição para divinização da Humanidade.

Graças ao mistério da Encarnação, aconteceu uma união orgânica entre a Humanidade e a Divindade, a qual acontece como interacção directa do Homem com Deus em Jesus Cristo.

O princípio que vivifica e fortalece esta interacção humano-divina é o Espírito Santo. São Paulo diz que as pessoas que se deixam conduzir pela acção do Espírito Santo são incorporados na Família de Deus como filhos em relação a Deus Pai e como irmãos em relação ao Filho de Deus (Rm 8, 14-16).

Nesta união o Homem e Deus não se fundem nem confundem, pois trata-se de uma união orgânica onde as partes não se anulam nem mutilam.

Este mistério acontece através de Jesus Cristo, o qual é plenamente homem em união orgânica com a Humanidade.

Do mesmo modo, a Segunda pessoa da Santíssima Trindade é plenamente Deus com o Pai e o Espírito Santo.

Na verdade, a Encarnação acontece como um enxerto do divino no humano sem o alterar ou mutilar.

Do mesmo modo implica a integração do humano no divino sem o anular. Utilizando uma imagem da qual gosto muito diria que o ramo de limoeiro, enxertado na laranjeira, continua a dar limões e não laranjas.

Isto quer dizer que pela dinâmica da Encarnação nem a divindade é mutilada nem a Humanidade é anulada.

A seiva que circula e alimenta a união orgânica do enxerto é o Espírito Santo, amor de Deus derramado nos nossos corações, como diz São Paulo (Rm 5, 5).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: