sexta-feira, 8 de agosto de 2008

A ACÇÃO DE DEUS NA HISTÓRIA DAS PESSOAS-III

III-A PESSOA E A VIDA ETERNA

São Paulo diz que os seres humanos que se deixam conduzir pelo Espírito Santo são filhos e herdeiros de Deus Pai e co-herdeiros com o Filho de Deus (Rm 8,14-17).

Depois acrescenta que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).

De facto, é no mais íntimo do nosso ser espiritual que acontece esta inserção e plenitude humano-divina.

O Espírito Santo tem aqui um papel central, pois ele é a pessoa divina que anima as relações familiares entre Deus e o Homem.

É também pelo Espírito Santo que acontece o mistério da Encarnação, isto é, o enxerto do divino no humano, possibilitando assim a nossa divinização.

O evangelho de São João diz que Deus nos deu o poder de nos tornarmos filhos de Deus, não pela vontade do Homem ou pelos apetites da carne, mas sim pela Encarnação (Jo 1, 12-14).

É verdade que a densidade espiritual e a capacidade de amar das pessoas humanas não são iguais às das pessoas divinas.

Mas graças à sua condição pessoal e à sua divinização as pessoas humanas são proporcionais às pessoas divinas.

É esta a razão pela qual foi possível acontecer o mistério da Encarnação. Por isso pode acontecer comunhão entre o Homem e Deus.

A emergência das pessoas humanas não é igual à emergência das pessoas divinas, pois as pessoas humanas são resultado de um processo de realização histórica.

Na verdade, a nossa identidade pessoal é histórica. Para nos dizermos temos de contar uma história.

Mas a nossa identidade pessoal, apesar de emergir na História, é eterna, pois tem densidade espiritual.

Por outras palavras, seremos eternamente segundo nos realizemos agora. As pessoas divinas, ao contrário das pessoas humanas, são uma emergência permanente de perfeição pessoal infinita e em total convergência de comunhão amorosa.

As pessoas divinas emergem como densidade espiritual infinitamente perfeita e total capacidade de comunhão amorosa. Os seres humanos, pelo contrário, não nascem feitos.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias




Sem comentários: