terça-feira, 5 de agosto de 2008

A NOVIDADE DO BAPTISM0 NO ESPÍRITO SANTO-VI

VI- SÃO PAULO E O SEU BAPTISMO NO ESPÍRITO

Também no caso da conversão de São Paulo o baptismo no Espírito teve início antes do baptismo de água em nome de Jesus Cristo (Act 9, 18).

É verdade que os não cristãos também se salvam. No entanto, estas pessoas não saboreiam a vida com os horizontes e a sabedoria da Palavra de Deus, pois não vivem a Palavra de Deus.
Eis o que o evangelho de São João diz a este respeito:

“O mundo não vê nem conhece o Espírito da Verdade (revelação). Mas vós conhecei-lo, pois ele está convosco e em vós” (Jo 14, 17).

O baptismo no Espírito significa que os cristãos que se deixam conduzir pelo Espírito Santo têm um guia e um mestre que os conduz para a Verdade plena, como Jesus disse aos Apóstolos no decorrer da Última Ceia:

“Fui-vos revelando estas coisas enquanto permaneci convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e recordar-vos-á tudo o que eu vos disse” (Jo 14, 25-26).

Apesar da sua condição de excelente teólogo judeu, São Paulo viveu teve de passar do judaísmo para a vivência do baptismo no Espírito.

Os Actos dos Apóstolos descrevem de modo muito bonito esta experiência de São Paulo, dizendo que a sua passagem para a condição de cristão aconteceu através da mudança do coração do Apóstolo, o qual passou a ver as coisas de modo distinto.

Eis as palavras dos Actos dos apóstolos: “Então, Ananias partiu, entrou na casa indicada, e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo:

“Saulo, meu irmão, foi o senhor que me enviou, esse Jesus que te apareceu no caminho, a fim de recobrares a vista e ficares cheio do Espírito Santo”.

Nesse mesmo instante caíram dos olhos de Saulo uma espécie de escamas e recobrou a vista.
Depois, levantou-se e recebeu o baptismo” (Act 9, 17-18).

Como vemos, também aqui o baptismo no Espírito aconteceu antes da celebração litúrgica do baptismo.
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: