sábado, 30 de agosto de 2008

FUNDAMENTOS BÍBLICOS DA ESPEERANÇA-V

V-ESPERANÇA E REVELAÇÃO

Quando o ser humano começa a olhar a realidade com as lentes da Palavra de Deus o seu presente é optimizado e o seu futuro torna-se um apelo a realizar os melhores dos seus talentos.

Com efeito, a Palavra de Deus optimiza o sentido da vida, conferindo horizontes novos e inimagináveis à dimensão da esperança.

A esperança cristã tem, pois, os horizontes da Palavra de Deus e não apenas os da razão humana.

Por outras palavras, a esperança cristã não é um desejo vago do coração humano, mas uma abertura ao futuro, tal como ele se revela nas Escrituras.

A esperança cristã tem como alicerce o plano de Deus para a História, a Humanidade e sua vontade salvadora para cada ser humano.

A nossa fé diz-nos que e a esperança é um dom de Deus e não apenas uma conquista da inteligência humana.

O Espírito Santo, ao dizer a Palavra de Deus no nosso coração, capacita-nos para olhar o sentido da nossa história pessoal dentro da História Universal e do plano salvador de Deus.

Eram estes os horizontes de plenitude que levavam São a dizer com esperança que já somos filhos e herdeiros de Deus Pai, bem como irmãos e co-herdeiros do Filho de Deus (Rm 8, 14-16).

Tenho a certeza, acrescentava ainda, de que os sofrimentos do tempo presente nada são em comparação com a alegria e felicidade que possuiremos em Deus (Rm 8, 18).

A esperança cristã facilita-nos a vivência do baptismo no Espírito, isto é, a abertura à presença criadora do Espírito Santo no nosso íntimo, conduzindo-nos para a plenitude de Deus.

A Carta aos Romanos diz que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5,5)

Devemos estar abertos e atentos aos apelos do Espírito Santo, pois ele habita em nós como num templo (1 Cor 3, 16).

A esperança cristã não nos desvia da grande tarefa de construir a História e o Homem. Podemos dizer que a Esperança fortalece o coração dos crentes para compromissos novos, pois optimiza o sentido da vida, conferindo-nos novas razões para nos empenharmos.

Na verdade, o plano salvador que Deus nos revelou fortalece a nossa esperança, pois dá-nos a certeza de que o nosso presente é fruto da fidelidade de Deus no passado.

Eis o que diz a Carta aos Efésios: “Foi assim que Deus nos escolheu em Cristo, antes da fundação do mundo.

Deste modo, Deus nos chama a ser santos e irrepreensíveis no amor, caminhando na sua presença.

Na verdade, Deus predestinou-nos para sermos adoptados como seus filhos, por meio de Jesus Cristo, de acordo com o beneplácito da sua vontade” (Ef 1, 4-5).São Paulo diz que o alimento da nossa esperança é a Palavra de Deus:

“Tudo o que foi escrito no passado, diz ele, foi escrito para alimentar a nossa esperança” (Rm 15, 4).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: