sexta-feira, 22 de agosto de 2008

A SABEDORIA COMO DOM DE DEUS-I

I-O ROSTO DA SABEDORIA

A Sabedoria que Vem de Deus está na origem e na meta da História da Humanidade. A Criação leva consigo a marca da Sabedoria, pois esta encontra a sua origem no Criador.

É por esta razão que, na ordem da Criação as coisas encontram sentido no conjunto da Criação.
Quando a Sabedoria habita o coração de uma pessoa, esta torna-se sábia.

A Sabedoria situa-se ao nível do sentido da vida, da História, das coisas e dos acontecimentos.
Podemos dizer que a Sabedoria é a capacidade de saborear a realidade com o sentido e os critérios da Palavra de Deus.

As ciências analisam fenómenos e factos, a fim de descobrirem as suas causas e efeitos. A sabedoria, pelo contrário, prefere contar histórias capazes de projectar sentido sobre a realidade de Deus, do Homem, da História e do Universo.

As propostas e os apelos da sabedoria não são meras utopias ou fantasias sem sentido. Pelo contrário, as suas inspirações são realizáveis, mas apenas por seres humanos que, deixando-se moldar pela sabedoria, se tornam sábios.

A ciência sem a sabedoria pode gerar forças de destruição e morte. A sabedoria que vem de Deus, pelo contrário, sonha sempre com o melhor para a Humanidade.

A Sabedoria é modesta e discreta. Não fala para se exibir ou adquirir privilégios. Animado pelos horizontes novos da Sabedoria, São Paulo diz que graças a Jesus Cristo o Homem deu um salto de qualidade.

Ao ressuscitar, Jesus deu início a uma Nova Humanidade reconciliada com Deus (2 Cor 5, 17-19).
A Humanidade recriada assenta na fraternidade fundada no sentimento da igualdade básica de todos os seres humanos.

Já não há qualquer razão para segregarmos as pessoas por razões de religião, de raça, do estatuto social ou da sua condição sexual, diz São Paulo.

Eis as suas palavras na Carta aos Efésios: “Já não há diferença entre judeu ou grego, escravo ou livre.

Já não há diferença entre homem ou mulher, pois todos formamos um em Jesus Cristo” (Gal 3, 28).

Esta visão de São Paulo representa uma viragem imensa no antigo teólogo judeu que olhava os pagãos como seres impuros e amaldiçoados por Deus.

Neste mesmo sentido, a Carta aos Efésios diz que Deus é o princípio unificador de toda a Criação:
“Há um só Corpo e um só Espírito. Existe apenas uma esperança à qual fostes chamados.

Há um só Senhor, uma só fé, um só baptismo, um só Deus Pai que é Pai de todos” (Ef 4, 4-6).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias