sábado, 30 de agosto de 2008

FUNDAMENTOS BÍBLICOS DA ESPEERANÇA-VIII

VIII-ESPERANÇA E CORAGEM DE ARRISCAR

A Carta aos Filipenses diz que a esperança optimiza o dia-a-dia dos crentes, capacitando-os para fazer maravilhas:

Tudo é possível aos que estão em comunhão com Deus (Flp 4, 13). A Carta aos Hebreus diz que Abraão é um modelo de Esperança.

Apesar de a evidência sugerir o contrário, Abraão confiou em Deus abrindo o seu coração à esperança, obtendo assim aquilo que esperava:

“E assim, depois de ter esperado pacientemente, Abraão recebeu o conteúdo da promessa” (Heb 6, 15).

Podemos dizer que a esperança cristã assenta no conhecimento do que Deus nos revela através da sua Palavra.

A nossa esperança ultrapassa os muros apertados da vida que acaba no cemitério, poisa ressurreição de Cristo abre-nos um horizonte de vida sem fim.

Quanto mais cresce a esperança de um cristão, mais este sente capacidade para arriscar e anunciar o Evangelho da salvação aos irmãos.

O evangelho de São Mateus diz que os cristãos estão chamados s ser no mundo um sal que confere sabor às coisas.

Além disso, acrescenta São Mateus, o crente está chamado a ser uma luz que ajuda os seres humanos a olhar a realidade com outros critérios (Mt 5, 13-16).

Graças à nossa esperança, os sofrimentos e a própria morte são vistos como acontecimentos que têm sentido.

Tenho a certeza, diz São Paulo, de que os sofrimentos do tempo presente nada são em comparação com a alegria e felicidade que nos aguarda o futuro em Deus (Rm 8, 18).

São Paulo diz que as Escrituras são o alimento para a nossa esperança: “Tudo o que foi escrito nas Escrituras foi escrito para alimentar a nossa esperança” (Rm 15, 4).

É a esperança que nos capacita para e celebrar no presente o que havemos de ser no futuro.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: