quinta-feira, 28 de agosto de 2008

DEUS, O HOMEM E O UNIVERSO-I

I-NATUREZA HUMANA E EMERGÊNCIA PESSOAL

A natureza humana é uma realidade dinâmica, embora não determinista. Na verdade a natureza humana é a fonte do impulso criador da pessoa sempre aberto ao novo e ao diferente.

Como princípio de acção estruturante, a natureza humana suscita novos talentos sempre que o ser humano emerge mediante a realização dos talentos anteriores.

Eis a razão pela qual o Homem é um ser que se faz, fazendo. De facto, a pessoa humana cria-se, criando.

A base do ser da pessoa humana é o seu corpo, embora não se esgote no seu corpo. O nosso corpo liga-nos à Terra da qual obtemos constantemente os elementos essenciais à vida.

É também através do nosso corpo que comunicamos e convivemos com as outras pessoas.
O nosso corpo é um ser vivo que tem necessidades, tais como:

Fome, sede, necessidade de conforto e repouso, de movimento, de sono, de vigília, de higiene e muitas outras.

Muitos dos nossos comportamentos estão marcados e condicionados pelas necessidades do nosso corpo: comer, vestir, higiene, sexualidade etc.

O nosso corpo é também um receptor de ternura. O ser humano precisa muito de receber ternura, condição essencial para a pessoa se estruturar e crescer de modo equilibrado.

As crianças que recebem ternura e carícias desenvolvem melhor as suas capacidades corporais e mentais do que as crianças carenciadas destes elementos.

Por outras palavras, as crianças que receberam muita ternura ficam capacitadas para se tornarem pessoas felizes.

As crianças a quem não foi dada ternura e carinho ficam atrofiadas no corpo e muito mais pobres na sua vida psíquica.

É fácil observar como existe uma grande variedade de comportamentos nos seres humanos.
Muitos destes comportamentos estão ligados ao facto de as pessoas, quando eram crianças, terem ou não recebido carícias e a ternura de que precisavam.

As crianças que não receberam ternura, ao atingirem a idade adulta, relacionam-se de modo distorcido e agem de modo incorrecto quando se trata de satisfazer as necessidades do seu corpo.
Se estivermos atentos, podemos observar em nós, e nos outros, algumas atitudes que não são as mais correctas:

Relações agressivas, necessidade de se compensar com excesso de comida busca exagerada de prazeres e satisfações, intolerância, ou ser demasiado exigente com os outros.

A maior parte destes comportamentos é resultado de as pessoas, quando eram crianças, não terem recebido a ternura e o carinho de que tinham necessidade.

Estudos recentes verificaram que as crianças que foram privadas da ternura e carícias necessárias ficam frágeis, com menos defesas e, portanto, mais sujeitas a doenças.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: