sexta-feira, 8 de agosto de 2008

A ACÇÃO DE DEUS NA HISTÓRIA DAS PESSOAS-II

II-A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO NO HOMEM

O ser humano nasce para renascer pelo Espírito Santo, o qual é a ternura maternal de Deus que nos gera para a comunhão da Família de Deus.

A pessoa humana emerge e cresce através da interacção amorosa com o Espírito Santo e as demais pessoas humanas.

A interacção amorosa com o Espírito Santo acontece no sentido da interioridade, pois Deus é a interioridade máxima de todas as coisas.

Por seu lado, a interacção amorosa com os outros seres humanos acontece de dentro para fora, isto é, do interior do coração humano para acolher o outro em reciprocidade amorosa.

O mistério da pessoa consiste em que esta só atinge e sua plenitude na dinâmica da comunhão amorosa.

Na verdade a Divindade é pessoas e a Humanidade também. O Homem foi sonhado à imagem de Deus e por isso a Humanidade caminha para a plenitude da comunhão com a Divindade.

Os seres humanos, portanto, não encontram a sua plenitude como pessoas isoladas, mas sim na comunhão as pessoas divinas.

De facto, existe uma só Divindade, apesar de serem três pessoas. Do mesmo modo só existe uma Humanidade, apesar de serem biliões as pessoas que a constituem.

Fechada em si e separada da dinâmica da comunhão, a pessoa está estado de perdição. Apenas em relação com os outros a pessoa se possui e encontra a sua plena identidade.

Isolada da comunhão, a pessoa fica em estado de inferno. Só a pessoa tem um coração capaz de eleger o outro como alvo de bem-querer.

Só a pessoa tem a capacidade de eleger os outros como irmãos, para lá dos laços do sangue. A meta desta eleição amorosa é a incorporação na comunhão da Família Divina, pela acção do Espírito Santo.
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: