quinta-feira, 28 de agosto de 2008

DEUS, O HOMEM E O UNIVERSO-II

II-EMERGÊNCIA PESSOAL E RELAÇÕES

Mas para lá vida corporal, temos também o nível da vida psíquica e emocional: Sentimentos, afectos, emoções, desejos, aspirações e o modo de reagir face às situações do dia-a-dia.

A pessoa humana não é uma ilha. Só em relação com os outros se pode realizar. O nosso psiquismo não nasce inteiramente determinado pela herança genética.

O nosso psiquismo estrutura-se e configura-se em grande parte pela dinâmica histórica das relações com os outros.

Por outras palavras, os dados que recebemos pela herança genética podem dar uma pessoa com um determinado jeito de viver, ou com outro bastante diferente.

A nossa inteligência e a nossa vontade não são faculdades isoladas das outras capacidades nem se desenvolve de modo isolado em relação ao contexto social em que a pessoa se realiza.

Por outras palavras, a pessoa humana é um ser histórico. A história das vivências emocionais de uma pessoa condiciona ou possibilita a sua capacidade de entender, decidir e realizar.

A vida psíquica e a vida corporal estão interligadas e fazem parte do ser exterior da pessoa. O ser interior é espiritual e constitui o núcleo pessoal livre, consciente, responsável e capaz de amar.

Por outras palavras, a vida espiritual de uma pessoa é a sua interioridade pessoal, a qual emerge e se fortalece através das relações de amor.

A interioridade espiritual de uma pessoa é aquilo a que a bíblia chama o coração, isto é, o ponto de encontro com Deus e o núcleo a partir do qual a pessoa se decide a eleger o outro como próximo.

É no nosso coração, diz São Paulo, que habita o Espírito Santo (1 Cor 3, 16).

Em comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: