quarta-feira, 13 de agosto de 2008

O HOMEM É UM MISTÉRIO QUE SE REVELA-V

V-RESSURREIÇÃO DE CRISTO E PLENITUDE DOS TEMPOS

Com Jesus Cristo a História deu um salto de qualidade: A Humanidade passou do estado de não divina, para a condição de divinizada através da sua incorporação na comunhão da Família de Deus.

Com Jesus Cristo, a Humanidade entrou na fase dos acabamentos. Antes de Cristo, o Homem estava apenas em processo de humanização.

Como a morte e ressurreição de Cristo, a Humanidade entra na fase da sua divinização. Por divinização quero significar a incorporação na comunhão orgânica da Santíssima Trindade como filhos em relação a Deus Pai e irmãos em relação a Deus filho.

Esta incorporação acontece pela acção do Espírito Santo que nos é comunicada de modo orgânico por Cristo Ressuscitado.

O Espírito Santo é o princípio vital de Cristo que circula e dá vida à união orgânica que existe entre Jesus de Nazaré e a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.

O mesmo Espírito Santo é-nos comunicado por Cristo ressuscitado, a fim de alimentar uma união orgânica entre Jesus e a Humanidade.

O ser humano é capaz de comungar na medida em que está humanizado. Na verdade, comungaremos tanto mais com as pessoas divinas quanto mais tivermos crescido na capacidade de comungar com as pessoas humanas.

Por outras palavras, será eternamente mais divino quem mais se tiver humanizado na História.
A identidade espiritual da pessoa é a sua capacidade de se relacionar amorosamente e comungar com os irmãos.

Isto quer dizer que é na História que a pessoa se realiza e edifica a sua identidade eterna.
Utilizando uma imagem de festa, diria que dançaremos eternamente o ritmo do amor e da comunhão com o jeito que tivermos treinado agora, na História.

A festa do Reino é a superação total da solidão e a conquista definitiva da felicidade que só acontece em dinâmica de comunhão.

Como acabamos de ver, a nossa plenitude é proporcional à nossa realização. Com efeito, somos nós que construímos aquilo que será plenificado por Deus.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: