
IV-O ESPÍRITO SANTO CONFIGURA-NOS COM CRISTO
O Espírito Santo é uma pessoa divina. Isto quer dizer que ter o Espírito Santo significa interagir com a terceira pessoa da Santíssima Trindade.
Por outras palavras, ter o Espírito Santo não significa ter uma coisa estática dentro de nós. Com efeito, o Espírito Santo é uma pessoa cujo jeito de ser consiste em dinamizar as relações de amor entre as pessoas e fortalecer a união orgânica e amorosa entre elas.
Possuir o Espírito Santo significa ser dinamizado com o próprio dinamismo vital de Deus. O Espírito Santo confere um jeito especial às nossas relações, conferindo-lhe a força do amor, da alegria, da paz, da paciência, da amabilidade, da bondade, da fidelidade, da gentileza e do auto-controle (Gal 5, 22-23).
Segundo o evangelho de São Lucas Jesus, no momento da sua Ascensão, pede aos Apóstolos para aguardarem o prometido pelo Pai.
Os discípulos devem permanecer em Jerusalém, a fim de serem revestidos com o poder do alto (Lc 24, 49).
A vida no Espírito é uma força que nos impele para vivermos de maneira nova. Por isso, diz a carta aos Filipenses, tudo podemos na força do Espírito que nos anima (Flp 4, 13).
São Paulo diz que o Espírito Santo, no nosso interior, vai facilitando a emergência do homem novo, configurado com Jesus Cristo.
Mas subsiste ainda em nós o homem velho. Por isso nos sentimos divididos. Se vivemos segundo o homem velho, diz São Paulo, estamos a caminhar para a morte.
Mas se vivemos em sintonia com o Espírito Santo, estamos a caminhar para a vida eterna, a qual culmina na nossa incorporação na família de Deus (Rm 8, 12-14).
O baptismo vai gerando em nós um horizonte teologal de vida, isto é, explicita a Palavra no nosso coração, fazendo-a encarnar, realizando o que ela significa.
Deste modo vamos crescendo na sabedoria que vem do alto e nos faz ver as coisas com os olhos de Deus.
O baptismo no Espírito capacita-nos para vivermos ao jeito de Jesus diz a carta aos Efésios: “No que toca à vossa conduta, deveis despir-vos do homem velho, corrompido por desejos enganadores e renovar-vos de acordo com a acção do Espírito que anima as vossas mentes.
Revesti-vos do homem novo, criado em conformidade com Deus na justiça e na santidade verdadeiras” (Ef 4, 22-24).
Calmeiro Matias
Sem comentários:
Enviar um comentário