sexta-feira, 22 de agosto de 2008

A SABEDORIA COMO DOM DE DEUS-II

II-A SABEDORIA GERA SENSATEZ E BONDADE

O Espírito Santo fecunda os nossos corações com os talentos, isto é, as possibilidades de que dispomos para levar por diante a tarefa da nossa humanização.

É ele que optimiza as possibilidades que o Pai, pela mediação dos nossos irmãos, vai colocando no nosso coração.

É o Espírito Santo que nos dá a Sabedoria que nos ensina a valorizar e realizar os melhores talentos que recebemos de Deus pela mediação dos irmãos.

A Sabedoria que o Espírito Santo infunde na nossa mente e no nosso coração ajuda-nos a ser fieis esses talentos recebidos, a fim de nos realizarmos e podermos atingir a comunhão do Reino com um coração fiel como o de Jesus.

Com o seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo dinamiza e fortalece a nossa comunhão com o Pai e o Filho, introduzindo-nos na comunhão familiar de Deus.

É também o Espírito Santo que fortalece e anima a imensa comunhão orgânica constituída pela Humanidade.

Graças ao acontecimento da Encarnação o Espírito Santo cria vínculos de comunhão e interacção entre a Humanidade e a Divindade.

A Sabedoria está junto de Deus desde toda a eternidade, diz o Livro da Sabedoria: “A intimidade que existe entre a Sabedoria e Deus indica a nobreza da sua origem, pois o Senhor do Universo amou-a deste o princípio.

A Sabedoria está iniciada na ciência de Deus e foi ela quem inspirou o Criador as obras que podia criar (…).

Se há alguém que deseje uma vasta experiência, una-se à Sabedoria, pois ela conhece o passado e prevê o futuro.

Ela penetra as subtilezas da linguagem e tem a chave dos enigmas. Sabe interpretar os sinais e prodígios e antecipa o sentido das idades e dos tempos” (Sb 8, 3-8).

E depois acrescenta: “Deus de Bondade: dá-me a Sabedoria que se senta junto do teu trono, a fim de eu não ser excluído do número dos teus filhos (…).

Mesmo que alguém fosse perfeito entre os homens, nada seria sem a sabedoria que vem de ti” (Sb 9, 4-6).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: