sexta-feira, 8 de agosto de 2008

A ACÇÃO DE DEUS NA HISTÓRIA DAS PESSOAS-I

I-REALIZAÇÃO PESSOAL E REINO DE DEUS

Cada pessoa nasce chamada a realizar a tarefa da sua própria humanização. Da realização ou não desta tarefa depende a sua plenitude na Comunhão Universal do Reino de Deus.

Deus está tão interessado como nós na nossa própria realização e felicidade. Na verdade, o querer de Deus coincide com o que é melhor para nós.

Os seres humanos, portanto, não estão talhados para a inactividade ou terminar no vazio da morte.

Não somos frutos do acaso, pois nascemos para renascer, crescendo como interioridade pessoal espiritual mediante relações de amor e comunhão.

Realizamo-nos na medida em que entramos na dinâmica da humanização cuja lei é: emergência pessoal mediante relações de amor e convergência para a Comunhão Universal.

Emergir como pessoa significa crescer em densidade espiritual e capacidade de interagir com os outros em dinâmica de comunhão.

O crescimento interior da pessoa acontece como maior densidade de vida espiritual. Por outro lado, quanto maior for a densidade da vida espiritual, maior é a capacidade de uma pessoa interagir com os outros e dinâmica de amor e comunhão.

A plenitude da pessoa, portanto, não está em si, mas na comunhão com os outros. Na verdade, o ser humano emerge em duas dimensões: a exterior ou individual e a interior que é a sua vida espiritual.

Podemos dizer que a vida interior de uma pessoa emerge dentro do seu ser exterior como o pintainho emerge dentro do ovo.

Esta emergência está chamada à plenitude da comunhão amorosa da Família de Deus. Virá um dia em que o ovo, isto é, o nosso ser exterior vai rebentar e o pintainho nasce para o face a face da comunhão universal do Reino de Deus.

Na plenitude desta comunhão humano-divina cada pessoa é um ponto de encontro e comunhão.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

1 comentário:

Mira_azevedo disse...

Deus nos chamou a vida, não nos criou para caminhamos sozinhos.
Nos chamou a uma Comunhão Universal.
Somos seres de relação, só encontramos felicidade verdadeira na comunhão com a Divindade, com os Três, que se expressa em nossa humanidade, no aqui y no agora da nossa existência humana mediante relação de amor de encontro com os irmãos na sua realidade.
Trabalho para hoje, trabalho para agora...