quinta-feira, 28 de agosto de 2008

DEUS, O HOMEM E O UNIVERSO-III

III-A HUMANIDADE COMO TOTALIDADE ORGÂNICA

A Humanidade é um conjunto incontável de pessoas, ligadas por uma unidade orgânica. Os seres humanos que nos precederam na História continuam a fazer parte da única Humanidade que existe.

Na verdade, os homens de hoje dependem das realizações e conquistas dos homens que nos precederam.

Mas isto é verdade também a nível mais profundo, pois a Humanidade forma uma totalidade orgânica cuja cabeça é Jesus Cristo.

A pessoa humana começa por ser aquilo que os outros fizeram dela, pois é dos outros que recebe os talentos que possibilitam a sua realização.

Mas mais importante do que os talentos que recebeu do outros é o modo como os realiza.
Os talentos são apenas possibilidades de realização e a pessoa realiza-se, realizando.

O evangelho de São João apresenta-nos uma imagem muito sugestiva para exprimir a união orgânica que une a Humanidade com Jesus Cristo:

Jesus é a cepa da videira da qual nós somos os ramos. Nós teremos vida e seremos fecundos na medida em que estivermos unidos a Cristo, como os ramos da videira estão unidos à cepa (Jo 15, 4-5).

São Paulo diz que formamos um só corpo cuja cabeça é Jesus Cristo (1 Cor 10, 17; 12,27). Isto significa que a Humanidade forma um todo orgânico, interactivo e dinâmico.

Por outras palavras, as pessoas que vivem hoje na História, estão espiritualmente interligadas com os que nos precederam ao longo dos séculos.

Na verdade, a Humanidade não é uma sucessão de gerações que caminham isoladamente para o cemitério.

Pelo contrário, os seres humanos que vivem hoje na História formam a geração que está de “turno” na edificação da comunhão humana universal.

A Humanidade está a acontecer como processo histórico, mas a sua plenitude é a comunhão Universal do Reino de Deus.

Por outras palavras, a Humanidade está a emergir de modo único, original e irrepetível no concreto de cada pessoa.

Em Comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: