terça-feira, 5 de agosto de 2008

A NOVIDADE DO BAPTISM0 NO ESPÍRITO SANTO-V

V-A NOVIDADE DO BAPTISMO NO ESPÍRITO

Aos crentes que vivem a Graça do baptismo no Espírito Santo, Deus revela os mistérios do Reino de Deus:

“Foi em Cristo que vós ouvistes a Palavra da verdade, o Evangelho que vos salva. Foi neste Evangelho que acreditastes e, por isso, fostes marcados com o selo do Espírito Santo prometido, o qual é a garantia da nossa redenção” (Ef 1, 13-14).

São Paulo encontrou um grupo de pessoas que tinham sido baptizadas por João Baptista mas ainda não conheciam a Boa Nova de Jesus Cristo.

São Paulo concluiu logo que estas pessoas ainda não estavam a viver o baptismo no Espírito.
Então o Apóstolo baptizou-as em nome de Jesus Cristo, e impõe-lhes as mãos, ritos muito de iniciação e introdução dos crentes na dinâmica do baptismo do Espírito (Act 19, 1-6).

A vida cristã é alimentada pela Palavra de Deus e a acção do Espírito Santo. O baptismo no Espírito tem relação com o rito baptismal da liturgia, mas não se reduz a ele.

Na verdade, no caso do baptismo dos adultos, o baptismo no Espírito começa antes da celebração litúrgica do baptismo.

Podemos dizer que o baptismo no Espírito tem início no momento em que a Pessoa começa a acolher a Palavra de Deus no seu coração.

A palavra de Deus é sempre um acontecimento vivo iniciado pela acção do Espírito Santo que torna eficaz o anúncio do Apóstolo.

Na verdade, o anúncio da Palavra só é eficaz, graças à acção do Espírito Santo. Por outras palavras, a Palavra de Deus não é letra morta nem um acontecimento cuja eficácia seja obra do Apóstolo.

A eficácia da Palavra acontece no coração do crente que a acolhe pela acção do Espírito Santo que faz emergir e crescer a vida cristã.

A vida cristã concretiza-se em atitudes de fé, esperança e amor ao jeito de Deus, isto é, caridade.
São Pedro e o grupo dos cristãos que o acompanharam tiveram esta experiência admirável na casa de Cornélio, um pagão disposto a acolher a palavra.

Quando São Pedro começou a anunciar a Palavra de Deus, Cornélio e toda a sua família começam a entrar na dinâmica do baptismo no Espírito, apesar de ainda não estarem baptizados:

“Ainda Pedro estava a falar, quando o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a Palavra.

Os fiéis circuncisos que tinham vindo com Pedro ficaram estupefactos, ao verem que o dom do Espírito Santo fora derramado também sobre os pagãos, pois ouviam-nos falar línguas e glorificar a Deus.

Pedro, então, declarou: “Poderá alguém recusar a água do baptismo aos que receberam o Espírito Santo como nós?”

Então, Pedro ordenou que eles fossem baptizados em nome de Jesus Cristo” (Act 10, 44-48).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: